Cientistas descobrem fungo capaz de destruir o plástico em semanas



A concentração de plástico no mundo é alarmante. Estima-se que cerca de 60% de todo o plástico produzido desde a década de 50 não foi reciclado e virou lixo, poluindo o meio ambiente. Algumas iniciativas já buscam reverter esse problema, como estas duas estudantes que estão criando uma bactéria capaz de comer o plástico dos oceanos. Uma solução similar foi encontrada por um grupo de cientistas que acaba de descobrir um fungo que destrói o plástico em semanas.


A descoberta faz parte de um estudo publicado pelos pesquisadores do World Agroforestry Centre na revista Environmental Pollution em junho deste ano. Os cientistas buscavam algum organismo existente na natureza que fosse capaz de destruir as moléculas de plástico, quando perceberam que o fungo Aspergillus tubingensis cumpria com essa tarefa.

O microrganismo foi encontrado sobre a superfície de plásticos em um depósito de lixo em Islamabad, no Paquistão. Uma enzima secretada pelo fungo é a responsável pela quebra de polímeros, fazendo com que o plástico seja degradado em semanas – em condições normais, o material pode demorar séculos para se decompor na natureza.


A partir da descoberta, os cientistas estão buscando maneiras de tornar o fungo mais efetivo na tarefa de destruir resíduos plásticos para que a espécie possa ser usada como uma auxiliar no combate ao acúmulo de plástico no futuro. Para saber mais, acesse o resumo do artigo (em inglês).

Foto 1: Adrian J. Hunter; Foto 2 via

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

38-especies-de-felinos

Pôr do sol

Austrália além da natureza: 10 animais que você não imagina encontrar por lá