O que levou uma cidade inteira a alucinar como se tivesse tomado LSD



Algumas cidades do mundo são famosas como cidades “loucas”, em que o surpreendente sempre nos espera à esquina: Barcelona, Londres, Nova Iorque, Rio de Janeiro. Mas se alguém dissesse que o pequeno vilarejo de Pont-Saint-Esprit, no sul da França, é uma das poucas que realmente merecem o título de uma cidade “louca”, quem acreditaria? Pois essa é foi a verdade, ao menos pelas duas semanas do mês de agosto de 1951, em que literal e misteriosamente boa parte dos habitantes do vilarejo enlouqueceu.

Cartão postal da cidade de Pont-Saint-Esprit

A história é mesmo essa: mais de 250 pessoas de uma população de pouco mais de 4 mil no total revelaram subitamente comportamentos bizarros e extremos, como se tivessem tomado LSD em doses cavalares. Um homem de quatro e nu latindo como um cachorro, uma mulher gritando que seu corpo estava em chamas, um jovem que alegava ter cobras no estômago, uma criança de 11 anos que fugiu da mãe por ela ter se transformado em um monstro, e assim por diante. As histórias são diversas, mas o ponto comum é que, da noite para o dia, a cidade enlouqueceu.
 

O surto coletivo começou no dia 15 de agosto, e só foi acabar de fato no final do mês. Ao fim, 50 pessoas foram internadas em asilos psiquiátricos, e 7 morreram, por motivos como convulsão, infarto e até suicídio. Mas o que teria provocado tal enlouquecimento coletivo?



Reportagem na revista LIFE da época, mostrando um morados sendo internado

Não há até hoje uma resposta realmente conclusiva, mas sim uma sucessão de teorias incompletas. A mais aceita aponta um fungo presente nos pães chamado esporão, que já havia previamente provocado surtos de tal tipo em outros locais, como o motivo – não por acaso, a história é conhecida como “pão maldito”.

O tal “pão maldito” de Pont-Sant-Esprit

Outras teorias, porém, apontam até mesmo a CIA e um suposto experimento com LSD como verdadeiro causador da loucura da cidade de Pont-Sant-Esprit. Não há nenhuma resposta final, nos restando somente um enigma, a respeito da cidade que um dia literalmente enlouqueceu.

A cidade hoje

© fotos: divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

38-especies-de-felinos

Pôr do sol

Austrália além da natureza: 10 animais que você não imagina encontrar por lá