Garoto de 10 anos apaixonado por dinossauros corrige erro do Museu de História Natural de Londres



Os dinossauros e o universo da paleontologia costumam provocar verdadeiro fascínio em crianças – e muitas vezes esse fascínio se transforma em conhecimento de fato.

Foi esse misto de interesse e estudo que levou o menino inglês Charlie Edwards, de 10 anos, a perceber e corrigir um erro em uma exposição de dinossauros no Museu de História Natural de Londres. Durante sua visita à exposição, Charlie reparou que um dinossauro estava incorretamente retratado em uma etiqueta informativa.
 

Inicialmente seus pais e acompanhantes duvidaram que o museu pudesse ter errado, mas Charlie insistiu: um Oviraptor andava sobre duas pernas, e não quatro, como mostrava a figura ilustrada exposta no museu. Segundo o menino, o animal na ilustração era na verdade um Protoceratops. “Eu vi uma comparação lado a lado do dinossauro [com um ser humano] que dizia Oviraptor, mas a forma do dinossauro estava errada e então informamos a um membro da equipe”, afirmou o menino.


Acima, a placa que foi corrigida; abaixo, uma representação de como era o Oviraptor


Apaixonado por paleontologia, Charlie possui Síndrome de Asperger, uma condição neurológica que muitas vezes leva a pessoa a padrões de comportamento repetitivos, o que, segundo a mãe, fez com que ele se interessasse profundamente pelo assunto.

Charlie à direita, com seu irmão imitando um dinossauro

E Charlie estava certo, como o museu confirmou, em carta de agradecimento enviada ao menino.

“Querido Charlie,

Estou escrevendo para lhe agradecer por entrar em contato conosco para apontar um erro que você percebeu na nossa galeria de dinossauros quando você nos visitou em julho. Você realmente está correto: a etiqueta não mostrava a silhueta correta do Oviraptor.

Falei com toda a equipe da exposição e com nosso professor de paleontologia e ciências terrestres Paul Barrett sobre isso e nós vamos corrigir a etiqueta.

Obrigado mais uma vez por entrar em contato conosco. Realmente esperamos que você mantenha seu entusiasmo pela paleontologia. 

Esperamos vê-lo novamente no futuro. 
Muito obrigado”.  

© fotos: acervo pessoal/divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

38-especies-de-felinos

Pôr do sol

Austrália além da natureza: 10 animais que você não imagina encontrar por lá