Sistema inteligente obtém mel de uma maneira mais segura, para as abelhas e para as pessoas




O australiano Cedar Anderson, juntamente com seu pai Stuart, desenvolveu uma espécie de colmeia que veio para revolucionar o formato tradicional de apicultura. Batizado de Flow Hive, o sistema é simples e seguro.

 

No método habitual, o apicultor precisa abrir a colmeia para retirar os favos, sempre utilizando uma roupa especial para evitar possíveis ataques, já que a prática é bastante invasiva e deixa o enxame bravo e agitado, e colocá-los num extrator para retirar as impurezas. Esse processo é bastante estressante para a colmeia, e acaba deixando várias abelhas mortas.


Já com o Flow Hive, basta acionar um dispositivo que faz com que o mel saia por uma espécie de torneira, livre de impurezas e pronto para o consumo. Simples assim, seguro para o apicultor e para o enxame. Isso é possível pois, ao acionar a alavanca, os favos são colocados em desnível, diferente de como acontece com as caixas tradicionais, que contam com um sistema de quadros fixos.

 

 

O projeto começou como um financiamento coletivo no site Indiegogo, e em apenas sete segundos atingiu a meta para a sua produção, que era de 70 mil dólares. O Flow Hive chamou tanto a atenção que bateu o recorde de arrecadação do site de crowdfunding, fechando a campanha em mais de 12 milhões de dólares.

Para comprar o Flow Hive, basta acessar o site do projeto. O produto é enviado para diversos países, inclusive o Brasil.

 

 

 

Imagens © Divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

38-especies-de-felinos

Pôr do sol

Austrália além da natureza: 10 animais que você não imagina encontrar por lá