Novo clipe de Kendrick Lamar homenageia a luta dos negros nos EUA recriando fotos do icônico Gordon Parks



A importância de Gordon Parks para a história do fotojornalismo norte-americano não se restringe às imagens que registrou. Sua trajetória foi dedicada com especial militância a respeito da questão negra, dos direitos civis e das populações mais pobres nos EUA, desde os anos 1940 até 2006, quando veio a falecer. Foi para relembrar a pungência de suas fotos e de sua própria história que o rapper Kendrick Lamar, em seu novo clipe, ELEMENT, homenageou Gordon e suas imagens.



Algumas das mais importantes e reconhecidas fotos tiradas por Gordon foram recriadas em vídeo por Kendrick – principalmente as fotos tiradas durante a época em que o fotógrafo trabalhou para a revista Life.

 

À esquerda, a foto original; à direita, um frame do video

 

Gordon Parks foi o primeiro fotógrafo negro a trabalhar para revistas da importância da Vogue e da própria Life, assim como um dos primeiros a dirigir grandes filmes em Hollywood. O clássico Shaft foi dirigido por ele em 1971.

 

A Fundação Gordon Parks tem o prazer de ver Kendrick Lamar reconhecendo a importância da fotografia de Gordon Parks enquanto trabalhava para a revista Life e honrar seu legado”, afirmou o diretor executivo da fundação, Peter W. Kunhardt Jr.


Todas as fotos © Gordon Parks

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

38-especies-de-felinos

Pôr do sol

Austrália além da natureza: 10 animais que você não imagina encontrar por lá