30 anos de fotos P&B do underground de Berlim, o lugar mais underground do planeta


 Se em todos os lugares do mundo existem os freaks, os desajustados, aquelas maravilhosas pessoas que não se encaixam nas convenções sociais e que desejam e precisam viver sua peculiaridade em comunhão, poucas cidades parecem ser tão receptivas e libertas com essa “cena” como Berlim. Há algo no DNA da cidade que oferece espaço e segurança para que as pessoas, das mais comuns às mais peculiares, possam simplesmente exercer seu direito de serem como são – seja como forem.


 

Foi essa liberdade que o fotógrafo Miron Zownir registrou em seus muitos anos capturando os mais coloridos, interessantes e incomuns habitantes de Berlim, em seus cenários peculiares e costumeiramente undergrounds – como boates, banheiros, ruas e casas.

 

E não só pessoas, mas também lugares especiais e curiosos estão nas fotos. A coleção de fotos PB foi oportunamente batizada de Berlim Noir, e reúne registros clicados entre 1978 e 2016.

 

 

 

Entre imagens gráficas, chocantes, intrigantes e comoventes, Zownir garante que Berlim se transformou muito ao longo dos anos, mas que uma característica permanece: “Berlim ainda é um destino dos sonhos para freaks e estranhos histriônicos de todo mundo”. Esse espírito, que parece permear toda a profunda história de Berlim, é a verdadeira imagem presente nas fotos de Zownir.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Todas as fotos © Miron Zownir

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

38-especies-de-felinos

Pôr do sol

Austrália além da natureza: 10 animais que você não imagina encontrar por lá