Nesse mercado cada um paga o que puder e leva o que precisar



Em um mundo em que tantos passam fome enquanto tão poucos possuem tanto de sobra, quase metade dos alimentos produzidos anualmente em todo o planeta é desperdiçada, tendo o lixo e como destino final.

Para tentar intervir ao menos um pouco nessa absurda e paradoxal lógica de produção e consumo de alimentos mundial, um supermercado em Sidney, na Austrália, decidiu fazer as coisas de um jeito diferente: no OzHarvest Market, você leva o que precisa, e paga o quanto pode – inclusive nada.

 OzH5 

A OzHarvest é uma organização que trabalha em combate contra o desperdício de comida, e decidiu por abrir o mercado como extensão de sua parceria com mais de 2000 recintos comerciais. Assim, uma enorme quantidade de comida que acabaria no lixo é destinada para mais de 900 centros de caridade e, agora, também para o mercado.

OzH6 

OzH3 

Frutas, vegetais, enlatados, bebidas, carnes, pães e mais – itens em perfeito estado para consumo, mesmo que próximos ou até recém passados da data de vencimento. O mercado só trabalha com comidas em perfeito estado.

OzH7 

OzH4 

OzH2 

Trabalhando com recolhimento e doações, o mercado aceita o que o consumidor puder oferecer em troca da comida – e, para os que não podem pagar nada, a comida é de graça. Assim, a iniciativa visa combater a fome e o desperdício e, na mesma medida, expor certos absurdos econômicos e do capital que fazem com que tanta comida boa vá para o lixo, enquanto tanta gente boa simplesmente não tem o que comer.

 
OzH8 

OzH9 

© fotos: divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

38-especies-de-felinos

Pôr do sol

Austrália além da natureza: 10 animais que você não imagina encontrar por lá