Colorado oferece bolsas de estudo com o dinheiro dos impostos sobre a venda legal de maconha



As enormes benesses sociais trazidas ao estado do Colorado, nos EUA, pela legalização da maconha, não se resumem às melhorias diretas, policiais, econômicas e de saúde: a fortuna de arrecadação em impostos que a venda de maconha traz ao estado já foi transformada na construção de casas para moradores de rua, diversos projetos sociais, e agora, o dinheiro da maconha legalizada está sendo reinvestido em bolsas de estudo para universitários.

 MaconhaBolsa3 

O condado de Pueblo, no Colorado, é um dos locais que pôde, com o aumento na arrecadação de impostos derivado da venda de maconha, investir em bolsas de estudo dentro, por exemplo, da Universidade do Colorado, principalmente para estudantes de destaque, que não teriam como pagar os altíssimos custos universitários nos EUA.

Sem a bolsa eu não conseguiria continuar meus estudos sem fazer empréstimos, que não saberia como viria a pagar”, diz Janet Calzadillas, uma das estudantes beneficiadas pela iniciativa.

 MaconhaBolsa4 

Desde fevereiro que os estudantes de Pueblo podem se candidatar às bolsas. “Alguns anos atrás, esse era um dinheiro que iria para o mercado negro e para os cartéis de drogas. Agora o dinheiro é usado para financiar bolsas universitárias”, afirma Sal Pace, oficial em cargo no condado – ilustrando perfeitamente o tipo de transformação que a legalização pode trazer. O dinheiro da maconha é também reinvestido, no Colorado, em infraestrutura, como estradas, bibliotecas, prédios públicos, polícia e bombeiros.

 MaconhaBolsa1

Não enxergar a possibilidade de um futuro claro e próspero a partir desse tipo de iniciativa, somente possível com a legalização da maconha – em oposição à absurda obscuridade que a droga mais consumida do mundo é mantida em tantos países como o Brasil – é permanecer de olhos fechados para a mais evidente saída diante de um enorme problema, que pode se transformar em solução para diversos males verdadeiros.

MaconhaBolsa2
© fotos: divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

38-especies-de-felinos

Pôr do sol

Austrália além da natureza: 10 animais que você não imagina encontrar por lá