Artista expõe o desrespeito de selfies tiradas por turistas no Memorial do Holocausto



Monumentos em tributo e memória a grandes acontecimentos trágicos são locais para emoção, reflexão, homenagens e, acima de tudo, respeito. E talvez nenhum assunto seja mais impactante, grave e contundente nesse aspecto do que o Holocausto.

A memória da morte de 6 milhões de judeus na segunda guerra mundial levou a Alemanha a construir um belo e denso memorial do Holocausto. Não há, por lá, um manual de conduta – conta-se com o bom senso das pessoas para que a gravidade e a cerimônia ao redor do local sejam respeitadas. Nem sempre, porém, o bom senso está disponível, e certos banais hábitos parecem hoje não respeitar de tais cerimônias.

Yolo6 

Foi para expor essa estranha incapacidade de se adequar às óbvias diferenças de contexto (ou para expor a falta de respeito, ou pior: a falta de conhecimento sobre o que foi o Holocausto) que o escritor israelita de origem alemã Shahak Shapira resolveu criar o site Yolocaust, a fim de expor o curioso absurdo de certos comportamentos de turistas no memorial do holocausto, em Berlim.

Yolo8 

Selfies sorridentes, paus de selfie para reunir os amigos, posições de yoga, poses cômicas, malabarismos e piadas que tinham ao fundo a construção em concreto do memorial foram alteradas por Shapira, e no site passaram a ter como fundo da foto imagens do holocausto real. As poses e sorrisos passam a acontecer como que dentro das terríveis imagens da guerra.

 Yolo5 

Nas primeiras 12 horas o site recebeu quase um milhão de visitas, o seu nome mistura o popular termo de internet Yolo (You only live once, ou “Só se vive uma vez”) com o termo Holocausto.

Yolo3 

Uma mensagem na página sugere o debate: “Nenhum evento histórico se compara ao Holocausto. É você quem decide como se comportar em um monumento que lembra a morte de 6 milhões de pessoas”, diz, para em seguida lembrar que certos comportamentos podem ser sim considerados desrespeitosos. Se alguém vir sua foto por lá e se arrepender, no entanto, basta escrever para o site que a imagem é removida.

Yolo4 

Yolo2 

Yolo1 

Yolo7
Todas as fotos © Shahak Shapira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

38-especies-de-felinos

Pôr do sol

Austrália além da natureza: 10 animais que você não imagina encontrar por lá