Pessoas em situação de rua de cidades do Brasil trocam cartas falando sobre a vida na rua, a esperança e o amor



Muitas vezes as pessoas em situação de vulnerabilidade social só precisam conversar com alguém para se sentirem acolhidas. E, se essa conversa envolver outra pessoa que encara a mesma realidade, os frutos são ainda melhores. Foi essa a proposta de uma iniciativa criada pelo Projeto RUAS.

A ideia era que pessoas em situação de rua atendidas pelo projeto pudessem escrever mensagens para quem também vive nas ruas, mas em outro lugar. Segundo nos contou Deborah Barrocas, uma das fundadoras do projeto, a atividade começou na semana passada em Botafogo, no Rio de Janeiro, onde diversas pessoas atendidas pelo grupo escreveram suas mensagens. A ação foi realizada novamente nesta terça-feira, 17, desta vez no Leblon, onde todos leram as mensagens e começaram a se preparar para escrever suas próprias cartinhas.

trem2 

Todas as semanas fazemos atividades de informação, saúde, estímulo. E uma das ideias que surgiu foi um trem de mensagens para trocar entre os outros locais do projeto, porque atuamos no Leblon, Botafogo [RJ] e agora em Maceió, São Paulo e em breve Brasília.“, . A proposta era que os grupos pudessem se conectar através das troca de experiências.

O projeto deverá seguir levando as cartinhas para Maceió (AL) pelos Correios, permitindo que as pessoas em situação de rua de diferentes regiões do país possam conversar entre si. Deborah contou ainda que a maioria das mensagens enviadas são de estímulo, motivação e força, tanto entre pessoas em situação de rua quanto entre os voluntários do projeto.

trem3 

Leonardo Gialuissi, coordenador que organizou  o projeto, foi inspirado em uma iniciativa da ONG internacional ATD Quarto Mundo. Com base na França, a ONG possuía um braço brasileiro, a Brasil pela Dignidade. Para conectar crianças que viviam abaixo da linha da pobreza em diferentes partes do mundo, havia sido criado um projeto que ficou conhecido como cartas tapori.

trem4 

Já o projeto do Ruas “tem a intenção de ligar as nossas rondas, os nossos trabalhos e trocar experiências entre os voluntários e as pessoas em situação de rua mandando mensagens positivas, de paz, de amor ou questionamentos também.“, explica ele, mostrando que finalidade do trem continua sendo trocar experiências entre pessoas que estão na mesma situação.

trem5 

trem14
As cartinhas são puro amor! ♥
trem13 

trem12
trem11 

trem10 

trem8 

trem7 

trem6
Todas as fotos: Projeto RUAS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

38-especies-de-felinos

Pôr do sol

Austrália além da natureza: 10 animais que você não imagina encontrar por lá