O incrível projeto que ajudou a revitalizar quadras de futebol nessas comunidades do RJ
A Unilever
possui uma iniciativa global que visa impactar positivamente metrópoles
ao redor do mundo. No Brasil, o Rio de Janeiro foi a cidade escolhida
para receber o projeto que, por aqui, foi intitulado Conectados pela Cidade. O foco foram as comunidades Santa Marta e Cantagalo e o principal objetivo era resgatar a conexão entre as pessoas. Para isso, nada melhor do que uma causa em comum.
A ação engajou as duas comunidades cariocas na revitalização do Campo do Tortinho e da quadra do Cantagalo, dois espaços importantes para a convivência e recreação dos moradores. A ONG love.fútbol
– que desenvolve, em parceria com as comunidades, campos e quadras de
futebol que agem como centros comunitários para mudanças sociais
sustentáveis – foi a parceira da Unilever para viabilizar estas
iniciativas. As reformas foram patrocinadas pela marca Rexona.
Para o sucesso da empreitada, foram fundamentais o envolvimento e a participação das comunidades em todas as etapas.
Sendo assim, líderes comunitários, grupos formais e informais atuantes
nas localidades e moradores do entorno das quadras foram envolvidos em
todo o processo.
Além de envolvidos ativamente nas obras e nos mutirões de revitalização, os
moradores também foram impactados com informações sobre redução do
impacto ambiental e melhorias nas condições de vida, saúde e bem-estar. Foram mais de 300 voluntários e três mil horas de trabalho doadas à causa.
O projeto Conectados pela Cidade foi capaz de comprovar a força da mobilização coletiva com os próprios moradores trabalhando para fazer a diferença na comunidade em que vivem.
Agora os frutos de todo esforço estão prestes a ser colhidos: no dia 17 de dezembro, a comunidade do Cantagalo irá inaugurar a sua nova quadra poliesportiva.
O espaço, que tem vista privilegiada para a praia de Ipanema,
beneficiará mais de 3 mil pessoas. Já em 18 de dezembro é a vez do Campo
do Tortinho, em Santa Marta, ser reinaugurado. Com mais de 40 anos de história e desativado há seis, o campinho beneficiará mais de 2 mil pessoas.
As marcas da Unilever que atuaram no projeto foram: VIM, Lifebuoy, Brilhante, Dove, OMO e Rexona. O trabalho realizado no Conectados pela Cidade abordou a conscientização dos moradores sobre as questões referentes ao combate ao Zika Vírus e Aedes Aegypti, higienização das mãos para a prevenção de doenças, empreendedorismo feminino por meio de palestras sobre gestão de pequenos negócios, questão da autoestima para crianças e jovens das escolas locais por meio de workshops e materiais didáticos, atividades lúdicas ao ar livre, além de palestras para pais e professores sobre a importância do brincar para o desenvolvimento infantil.
Foto © Andrea Salgueiro Cruz Lima
Foto © Anette Alencar
Comentários
Postar um comentário