Cauda de dinossauro com 99 milhões de anos é encontrada preservada em âmbar



Se você sempre pensou em dinossauros parecidos com lagartos gigantes, é bom se preparar para mudar essa ideia. Cientistas apontam cada vez mais para a possibilidade destes animais terem sido mais semelhantes aos pássaros do que com uma espécie de Godzilla. Uma descoberta recente veio para corroborar ainda mais essa tese.

A descoberta em questão se trata de uma cauda completa de dinossauro preservada em âmbar. Estima-se que o animal tenha morrido há 99 milhões de anos e tenha pertencido ao grupo Terópoda (o mesmo do Tiranossauro rex e do Velociraptor).

dino1 

Mas a descoberta quase virou história: a peça de âmbar já estava polida e pronta para ser transformada em joia quando o pesquisador Lida Xing da Universidade de Geociências de Pequim, na China, percebeu que ela preservava alguma coisa diferente em seu interior. Foi assim que a peça saiu de um mercado em Mianmar diretamente para o laboratório do cientista, onde a cauda de dinossauro foi descoberta.

dino2 

Fotos: Current Biology/Reprodução / Foto destaque © Cheung Chung Tat

A cauda encontrada mede 3,6 centímetros e estava recoberta de plumas, servindo como evidência do que os cientistas já imaginavam: os dinossauros era cobertos de plumas coloridas, em especial os carnívoros. Um estudo que descreve os detalhes da descoberta foi publicado na última quinta-feira, 8, na revista científica Current Biology.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

38-especies-de-felinos

Pôr do sol

Austrália além da natureza: 10 animais que você não imagina encontrar por lá