Adeus shows aquáticos: o mundo terá enfim seu primeiro santuário de baleias



Você já deve saber que aqueles shows aquáticos promovidos por algumas atrações turísticas não são a coisa mais inocente do mundo e podem ser uma verdadeira tortura para os animais envolvidos ). Mesmo que o público deste tipo de atração esteja diminuindo gradativamente, muitos animais ainda são mantidos em cativeiro para realização de espetáculos do gênero. Quando se tornam velhos demais para realizar os shows, eles não podem ser soltos na natureza, pois nunca puderam aprender as habilidades necessárias para sobreviver em seu habitat natural. Em breve eles terão um destino certo: um santuário para animais aquáticos.

A iniciativa é uma proposta do The Whale Sanctuary Project, que pretende estabelecer um modelo viável de santuário para os animais viverem tranquilamente, da maneira mais próxima possível de seu habitat natural. O projeto partiu de um grupo de 23 pessoas e pretende oferecer espaço para baleias, golfinhos e outros grandes cetáceos. A expectativa é que o local receba de cinco a oito animais simultaneamente incluindo aqueles que são “aposentados” pelo showbiz e animais encontrados machucados na natureza.

baleia
Foto via / Foto destaque: Whit Welles 

Já existem alguns locais nos oceanos em que a caça a baleias é considerada ilegal e, embora sejam considerados santuários, a proposta do The Whale Sanctuary Project é muito mais abrangente e pretende oferecer cuidado e atenção individualizados aos animais. Para que isso seja possível, espera-se que o espaço ocupe uma área de 26 hectares dos oceanos, com ao menos 15 metros de profundidade.

O santuário deverá ser localizado em algum lugar na América do Norte a ser definido em breve e será isolado do oceano com a ajuda de redes. Para ajudar o projeto a se tornar realidade, é possível realizar uma doação clicando aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

38-especies-de-felinos

Pôr do sol

Austrália além da natureza: 10 animais que você não imagina encontrar por lá