A poderosa carta feminista de Serena Williams e como ela usou o preconceito como combustível



Não é a primeira vez que a tenista Serena Williams se manifesta publicamente sobre o preconceito presenciado por ela todos os dias. Em setembro deste ano, ela fez uma publicação em seu Facebook que se tornou viral em que fala sobre racismo . Agora, uma nova mensagem poderosa da atleta foi publicada na edição de dezembro da revista Porter e mostra como ela usou o preconceito como combustível para o sucesso.


O texto foi reproduzido pelo jornal The Guardian e ganhou o nome de “Nós precisamos continuar a sonhar alto“. Escrita como uma carta aberta a “todas as mulheres incríveis que se esforçam para ser excelentes“, a mensagem passada por ela é clara: não podemos deixar que a cor da nossa pele ou o nosso sexo defina o nosso futuro.

Quando eu estava crescendo, eu tinha um sonho. Tenho certeza de que você tinha um, também. Meu sonho não era como o das crianças comuns, meu sonho era ser a melhor jogadora de tênis no mundo. Não a melhor jogadora de tênis ‘do sexo feminino’ no mundo.“, escreveu ela. Ao longo do texto, Serena conta ter recebido todo o apoio necessário para levar seu sonho adiante, tendo lutado para alcançar este patamar desde os três anos de idade, embora saiba que muitas mulheres não têm a mesma sorte. “Eu espero que juntos nós possamos mudar isso“, continua.

Serena Williams 

Foto via / Foto destaque via

O que outros marcaram como falhas ou desvantagens sobre mim – minha raça e meu gênero – eu abracei como  um combustível para o meu sucesso. Eu nunca deixei nada nem ninguém definir a mim ou o meu potencial“, escreveu ela. A mensagem continua com um questionamento a respeito da equiparação salarial, em que a atleta comenta se sentir frustrada a respeito do assunto por saber que “fiz o mesmo trabalho e os mesmos sacrifícios que os nossos colegas homens“.

Ao final, Serena conta que espera que sua história possa inspirar outras jovens mulheres a buscar sempre o melhor e seguir os seus sonhos. “Nós precisamos continuar sonhando alto. Fazendo isso, nós empoderamos a próxima geração de mulheres a serem tão ousadas quanto nós em suas buscas“. 💪🏽

serena2
Imagem via

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

38-especies-de-felinos

Pôr do sol

Austrália além da natureza: 10 animais que você não imagina encontrar por lá