Esta pequena ave pode voar DEZ MESES sem pousar

passaro-andorinhao

Pesquisadores descobriram que andorinhões-pretos, uma ave pequena, podem passar dez meses contínuos por ano no ar, sem nunca pousar, um recorde mundial para voo sustentado na natureza.

Andorinhões já eram conhecidos por suas impressionantes habilidades aéreas, capturando alimentos e até fazendo ninhos durante o voo.
 
Esses pássaros são extremamente comuns na Europa, onde aterrissam por dois meses para se reproduzir, passam algumas noites empoleirados nos ninhos que constroem para si mesmos e, após o acasalamento, voam para a África, onde ninguém jamais descobriu ninhos destas aves.
Agora, sabemos por quê.

O rastreio

Biólogos da Universidade de Lund, na Suécia, capturaram alguns andorinhões no sul do país, onde eles fazem ninhos, e anexaram chips de dados minúsculos nas aves.

A pesquisa só foi possível graças aos novos produtos eletrônicos que permitem aos cientistas rastrear criaturas menores. Os dispositivos pesam significativamente menos que os andorinhões, aves leves com cerca de 40 gramas, e assim elas são capazes de carregá-los sem quaisquer problemas.

passaro-andorinhao-2

Os pesquisadores registraram a atividade e geolocalização de 19 andorinhões, que mais tarde foram recapturados. Os pássaros deixaram seu local de reprodução em agosto para uma migração para as florestas tropicais da África Central através da África Ocidental.

“Três deles nunca pousaram por 10 meses”, disse Anders Hedenström, principal autor do estudo, ao portal New Scientist. “Os outros fizeram breves aterrissagens, por algumas noites, mas nunca por mais de metade de 1% do tempo total de seus períodos migratórios”.

Impressionante

Os dados mostraram que andorinhões gastam mais do que 99% do seu tempo durante o seu período não fértil em voo.

A atividade de voo das aves muitas vezes pareceu mais baixa durante o dia do que à noite, provavelmente porque os pássaros aproveitavam energia deslizando nas correntes ascendentes de ar quente.

A parte mais bizarra é que os cientistas ainda não entendem completamente como esses pássaros dormem.

Se você assumir que os andorinhões, como qualquer outro animal do planeta, precisam de um pouco de sono, então, logicamente, conclui-se que eles dormem no ar. Eles poderiam ser capazes de fazer algo parecido com o que os golfinhos fazem: os animais aquáticos podem desligar partes do seu cérebro para “dormir” enquanto seus corpos permanecem ativos.

passaro-andorinhao-4

Campeão

Há poucas chances de encontramos outro animal que voa mais do que esse pássaro sem pousar.
Atualmente, o segundo voo mais longo conhecido é do andorinhão-real, que voa por seis meses sem parar. Essa espécie, diferente do andorinhão-preto, migra muito mais para o sul da África.
Apesar dos custos energéticos elevados associados com voar por tanto tempo sem pousar, andorinhões conseguem ter vidas surpreendentemente longas. Há casos documentados de pássaros vivendo 20 anos.

passaro-andorinhao-3

Então, vamos aplaudir essa pequena ave, um dos melhores e mais eficientes pilotos do mundo. [Gizmodo, Phys]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

38-especies-de-felinos

Pôr do sol

Austrália além da natureza: 10 animais que você não imagina encontrar por lá