As maiores montanhas do Brasil para quem curte ‘altas’ aventuras

https://scontent.fssa2-2.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/14650276_1799249217018165_1339855497912427668_n.jpg?oh=d4a8c84e73c871024970dae30d929129&oe=588D6474

Que tal encarar subidas para contemplar vistas inesquecíveis de diferentes paisagens, como a floresta Amazônica ou  as serras que enfeitam Minas Gerais? Se você é fã de adrenalina, confira aqui onde escalar os cinco picos mais altos do país:

Pico da Neblina

pico_da_neblina

Localizado na Serra do Imeri, no Amazonas, o Pico da Neblina está a 2.995 metros acima do nível do mar. Para alcançá-lo, você vive uma verdadeira odisséia: parte da cidade de São Gabriel da Cachoeira numa viagem até a reserva indígena do Balaio. Segue depois por dois dias numa voadeira transpondo as águas do Yamirim para caminhar por cerca de uma semana, rumo ao topo.

O pico está localizado no Parque Nacional do Pico da Neblina, criado para proteger a região e as comunidades indígenas que alí vivem,  como Tucanos e Yanomamis. É preciso pedir autorização da AYRCA (Associação Yanomami do Rio Cauaburís e Afluentes) para encarar o percurso.

Pico 31 de março

serra-do-imeri

Também na Serra do Imeri (AM),  o Pico 31 de Março tem 2.974 metros de altura e pode ser alcançado a partir do Pico da Neblina, na mesma expedição cheia de aventuras.

Pico da Bandeira 

cruzeiro_no_pico_da_bandeira

Se você quer vistas altas sem ter que suar (tanto!) a camisa, o Pico da Bandeira, de 2.891 metros de altura, localizado na Serra do Caparaó, entre Minas Gerais e Espírito Santo, é o seu lugar. Localizado no Parque Nacional do Caparaó, uma das áreas do território capixaba  que conserva melhor a Mata Atlântica, o Pico da Bandeira proporciona uma vista inesquecível do nascer do sol. Para contemplá-la, encare sua subida durante a lua cheia do mês de julho, quando as noites estão mais iluminadas.

Pedra da Mina

pedra-da-mina

Com 2.798 metros, a Pedra da Mina está localizada em Serra Fina, entre Minas Gerais e São Paulo. Para alcançar o seu pico o viajante encara uma das travessias consideradas mais complexas do Brasil, portanto, a empreitada é alpinistas experientes e não marinheiros  de primeira viagem. São 6 horas de subida íngreme e depois, 5 horas de descida. Aconselha-se dormir lá em cima, para recuperar o fôlego para a volta.

Pico das Agulhas Negras

pico_das_agulhasnegras_03 

Dentro do Parque Nacional do Itatiaia, no Rio de Janeiro, o Pico das Agulhas Negras têm 2790 metros e é o quinto mais alto do Brasil. No parque existem trilhas de vários níveis para explorar a região: uma que chega até a sua base e dura 45 minutos, a 1300 metros de altura, e  partir dela, mais duas horas de subida íngreme até o pico, com o auxílio de cordas.

Fotos: Wiki Commons

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

38-especies-de-felinos

Pôr do sol

Austrália além da natureza: 10 animais que você não imagina encontrar por lá