Estudante faz impressionante releitura do tarô inspirando-se na estética e no imaginário nordestino

http://www.hypeness.com.br/wp-content/uploads/2016/07/Taro%CC%82_INTERNA.jpg

Enquanto linguagem simbólica, que pretende traduzir nossas eternas mudanças, tudo nas cartas do tarô possui sentido. Os nomes das cartas, as imagens estampadas e, é claro, as combinações entre cartas selecionadas desenham essa leitura a ser realizada pelo tarólogo eventual.


A proposta do ilustrador Pedro Índio Negro, de 21 anos, é de adaptar toda essa simbologia para a temática nordestina.

Tarô22

Estudante de Comunicação em Mídias Digitais pela Universidade Federal da Paraíba, Pedro se valeu de figuras do folclore e do imaginário popular nordestino para estampar as cartas. Com isso, seu tarô nordestino se amplia em sentido, adaptado para nova realidade, e ganha possibilidades novas e próximas de leitura e simbologia.

As ilustrações foram realizadas pelo próprio Pedro, seguindo o estilo das xilogravuras das literaturas de cordel.

 Tarô21


A carta da Morte, por exemplo, que tradicionalmente possui o sentido de mudanças, criação e destruição, é então representada pelo Jaraguá, figura fantástica de diversos carnavais de rua do Brasil. A carta da Justiça é ilustrada pela figura do cacique, responsável pelo bom funcionamento e a ordem em comunidades indígenas. Na carta da Lua, temos violeiros cantando; na Estrela, uma índia, no Mundo vemos ilustrado o forró, e na carta da Imperatriz, o maracatu.

Tarô20 

São, portanto, diversos os diálogos propostos por Pedro, seguindo a lógica original de cada imagem possuir sentido próprio e profundo para a leitura da sorte de alguém através do tarô. Uma sorte mais próxima e, consequentemente mais profunda, que diz respeito a uma realidade nossa – e, dessa forma a um futuro devidamente brasileiro.

Tarô19 

Tarô18 

Tarô17 

Tarô16 

Tarô15 

Tarô14 

Tarô13 

Tarô12 

Tarô11 

Tarô10 

Tarô9 

Tarô8 

Tarô7 

Tarô6 

Tarô5 

Tarô4 

Tarô3

Tarô2

Tarô1

Todas as fotos © Pedro Índio Negro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

38-especies-de-felinos

Pôr do sol

Austrália além da natureza: 10 animais que você não imagina encontrar por lá