5 ONG’s que estão virando o Brasil de ponta cabeça com ideias simples e geniais




O Brasil é um celeiro de iniciativas geniais que transformam a vida de outras pessoas para o bem. Sejam projetos relacionadas a saúde, educação, infraestrutura ou outros, o que não falta são pessoas com ótimas ideias e boas intenções. Prova disso, são as ONG’s vencedoras do Desafio de Impacto Social que o Google promoveu.

Escolher os cinco projetos ganhadores, entre os 1052 inscritos, foi uma tarefa difícil. Então, conheça um pouco mais sobre eles e veja por que eles mereceram ganhar:

1. ITS-Rio (região Sudeste)

Plataforma para auxiliar cidadãos no debate e na criação de políticas públicas.

its

2. Vetor Brasil (região Centro Oeste)

Portal para conectar jovens a cargos públicos de alto impacto.

vetor

3. Arredondar (região Sudeste)

Solução para transformar toda compra em uma oportunidade de doação para ONG’s.

arredondar

4. IPAM Amazônia (região Norte)

Plataforma para ajudar comunidades indígenas a se adaptarem às mudanças climáticas.

ipam

5. Transparência Brasil (região Nordeste)

Projeto para monitorar os gastos públicos na infraestrutura escolar.

transparencia

O Desafio de Impacto Social do Google é uma iniciativa que visa contribuir com ONG’s brasileiras e fomentar o uso criativo da tecnologia para provocar impacto social. Os cinco projetos vencedores receberam R$ 1,5 milhão cada. Os outros cinco finalistas ganham R$ 650 mil reais.

Chamou a atenção o fato de que três dos cinco vencedores do grande prêmio são projetos com abrangência nacional e não apenas focados em áreas geográficas específicas. Este é um reflexo da escala que a tecnologia nos permite. “Para certas questões, uma solução, plataforma ou protótipo pode funcionar em muitos lugares, então qual a razão para limitar?”, avalia Jacqueline Fuller, diretora do Google.Org.

Além disso, três dos cinco vencedores são projetos que mostram o desejo da sociedade civil de se envolver mais nas questões que afetam o Brasil, em um “papel de monitoramento”, como é o caso do projeto Transparência Brasil, vencedor do Voto Popular. De acordo com Jacqueline, o interesse em abordagens de baixo para cima não é visto apenas no Brasil, mas em democracias em todo o mundo. “Esse comportamento é resultado de alcançar poder pela tecnologia”.

Por um Brasil cada vez melhor!
Todas as fotos © Google Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

38-especies-de-felinos

Pôr do sol

Austrália além da natureza: 10 animais que você não imagina encontrar por lá