Papel de fezes de elefante ajuda a combater o desmatamento e preservar a espécie




Escrever em um papel feito de fezes de elefante pode parecer estranho, mas é uma medida simples que pode ter um grande impacto no combate ao desmatamento. A iniciativa vem ganhando força no Quênia e traz benefícios para todos: humanos, elefantes e meio-ambiente.

O processo de fabricação deste tipo de papel é bastante simples. Basta lavar o esterco, ferver as fibras vegetais por quatro horas e depois basicamente seguir o mesmo processo que gera o papel convencional. Tudo isso sem derrubar uma árvore sequer. E matéria-prima não falta: cada elefante produz em média 50 quilos de fezes por dia.

papel1 

papel2 O empresário John Matano

“O negócio é estável e tem um futuro promissor. É importante para que a caça e a exportação ilegal de madeira se reduzam até serem zeradas“, relatou John Matano à BBC. Ele é um dos produtores locais que puderam crescer graças à indústria lucrativa – sua empresa emprega 42 pessoas e lucra 23 mil dólares anuais. Estima-se que mais de 500 moradores da região de Mwaluganje já tenham saído da pobreza através do negócio, iniciado há pouco mais de uma década.

Até empresas maiores já entram aos poucos no mercado. É o caso da Transpaper Kenia, gigante do setor no país, que hoje já tem 20% do seu papel proveniente do esterco. Só em 2015 foram quase 3 mil toneladas produzidas sem o uso da madeira nesta fábrica.

“O papel feito a partir dos excrementos do elefante tem a mesma qualidade que o papel “normal”. E o preço também é praticamente o mesmo”, garante Jane Muihia, da Transpaper Kenia, tranquilizando os consumidores ainda ressabiados com o aspecto escatológico da coisa: “Ele não tem cheiro ruim, passa pelas mesmas etapas habituais de fabricação do papel”.

papel3
 
Jane Muihia, da Transpaper Kenya, mostra o papel de esterco de elefante

papel4 

papel5
 
Elefantes do Quênia (Imagem © Getty Images)
Todas as imagens © BBC, exceto quando indicado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

38-especies-de-felinos

Pôr do sol

Austrália além da natureza: 10 animais que você não imagina encontrar por lá