Nos olhos de Niemeyer: o incrível apê da década de 60 na Paulista que mistura original e contemporâneo





Mila Strauss, arquiteta e responsável pelo escritório MM18 Arquitetura juntamente com um amigo de infância, Marcos Paulo Caldeira, e “uma equipe mara, Fabi, Lari e Filipe“.Junto com a filha, Hannah Strauss, de 1 ano e seis meses, Mila habita há 5 anos esse incrível apê. 
Vem ver:


MilaStrauss1


O apê fica na avenida Paulista e era da minha avó desde que construíram o prédio, um dos poucos existentes na Paulista em 1960. Meu pai cresceu aqui. Casa amada desde a minha infância.

Urbanística e socialmente, o fato de ter mudado há 5 anos me fez ver bastante das transformações da Paulista, passeatas, ciclovia nascendo e a rua sendo ocupada por pedestres. Além do que fico sabendo de vários acontecimentos antes do jornal. O povo adora um megafone. 


Ainda rolou o prazer de fazer o projeto do Mirante 9 de julho, PanAm e outras novidades que estão por vir no eixo da Paulista, do nosso amigo amado Facundo Guerra e grupo Vegas.


MilaStrauss4 


MilaStrauss2 


O ape é uma mistura das minhas coisas, acumuladas em várias casas anteriores, coisas da minha avó, com as da feirinha, dos amigos, do meu pai, da minha mãe, de lojas e presentes de amigos. Os móveis originais são modernistas e, por sorte, gosto de tudo. Minha avó era alemã, gostava da Bauhaus e preferia materiais brutos e puros. Eu também.


Gosto também de ver o tempo nos objetos e nos móveis, às vezes sem restauro, com memória e história. Tiro uma parede e gosto do buraco que fica no chão.Aí tenho objetos que fui gostando no trabalho e obras de arte que ganhei de pessoas muito especiais. 

MilaStrauss10



Reformei tentando manter o máximo do original possível. Adaptei para o uso contemporâneo. Coloquei ar condicionado, janela anti-ruído, LED e abri a cozinha.No trabalho, fazemos bastante projetos de resignificação, reuso, retrofit e afins..e gostamos muito de manter ou resgatar o original, com intervenções por cima.


MilaStrauss19 


MilaStraussExtra


Fiz um percurso de sofás para minha filha aprender a andar. Funcionou bem. Ela andou com 10 meses. Agora toca o terror  Os brinquedos dela também ficam na sala, para ficarmos juntas, dentro do baú em que minha vó trouxe suas roupas em 1939 quando veio para o Brasil.


MilaStrauss17


MilaStrauss28 


As fotos foram feitas pelo marido de Mila Strauss o  Ali Karakas. Veja todas abaixo:


MilaStrauss15 


MilaStrauss16 


MilaStrauss3 


MilaStrauss5 


MilaStrauss6 


MilaStrauss7 


MilaStrauss8 


MilaStrauss9 


MilaStrauss10 


MilaStrauss11 


MilaStrauss12 


MilaStrauss13 


MilaStrauss14 


MilaStrauss18 


MilaStrauss22 


MilaStrauss21 


MilaStrauss20 


MilaStrauss23 


MilaStrauss24 


MilaStrauss25 


MilaStrauss26 


MilaStrauss33 


MilaStrauss35 


MilaStrauss36 


MilaStrauss37 


MilaStrauss34 


MilaStrauss27 


MilaStrauss28 


MilaStrauss29 


MilaStrauss30 


MilaStrauss31
Todas as fotos © Ali Karakas



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

38-especies-de-felinos

Pôr do sol

Austrália além da natureza: 10 animais que você não imagina encontrar por lá