As criaturas que habitam o fundo do mar nunca vão parar de nos surpreender. Um turista de Chicago pescava no litoral da Baixa Califó...

💜
2017

Pescador captura peixe rosa “alienígena” no México

/
0 Comments
tubarao nova especie Mexico

As criaturas que habitam o fundo do mar nunca vão parar de nos surpreender. Um turista de Chicago pescava no litoral da Baixa Califórnia do Sul (México) quando capturou um animal esquisitíssimo. Ele e Jaime Rendon, o capitão do barco “Dr. Pescado”, podem ter se deparado com uma nova espécie de tubarão.


Rendon percebeu que o que tinha em suas mãos era algo raro e possivelmente em extinção, então tirou algumas fotografias do animal e o libertou em seguida. “Eu fiquei muito surpreso, mas o que mais causou impacto foram os olhos, tão estranhos”, disse ele em uma postagem no Facebook.


No momento, ele acreditou que se tratava de um tubarão, já que a pele tinha a textura característica. Mas o animal apresentava três fendas branquiais de cada lado da cabeça, quando a maioria dos tubarões tem entre cinco e sete.
tubarao nova especie Mexico 2

A empresa responsável pelos passeios turísticos em que Rendon trabalha, Pisces Sportfishing Fleet, tem se esforçado para saber mais sobre a criatura, e está em contato com biólogos e outros pesquisadores que podem fornecer uma resposta para este mistério.


Até agora, parece mais provável que esta criatura seja um Cephaloscyllium ventriosum, um tubarão encontrado no Oceano Pacífico. Normalmente este tubarão tem cor cinza com manchas mais escuras, mas é possível que este indivíduo sofra de algum tipo de problema de pigmentação, como leucismo.

O Cephaloscyllium ventriosum é conhecido pela sua defesa singular: quando ameaçado, ele enche uma bolsa em sua barriga de água. Assim, predadores têm dificuldade de abocanhá-lo e de puxá-lo de esconderijos. Isso pode explicar a barriga inchada do animal capturado pelos pescadores. [IFLScience, Facebook]


Nenhum comentário: