Javalis estão se multiplicando em ritmo assustador na região de Fukushima

javalis multiplicam Fukushima

A área de raio de 12 km ao redor da usina de Fukushima foi evacuada há cinco anos, e quem parece estar aproveitando a tranquilidade do local são os animais selvagens como javalis e guaxinins. Eles estão usando as casas abandonadas como abrigo para se reproduzirem.

Desde o acidente nuclear, a população de javalis selvagens tem aumentado em proporção impressionante. Enquanto antes havia 3 mil deles, agora são 13 mil. Apesar de ser um símbolo de prosperidade e fertilidade, esses animais têm causado um enorme problema na agricultura local.

Contaminação radioativa

Mesmo com toda a tranquilidade e paz do local, isso não significa que ali é o paraíso dos javalis. Através da dieta de raízes, nozes, frutas silvestres e água, os animais estão com altas concentrações de radiação. Eles ainda não indicam sinais de alterações genéticas, mas amostras da carne deles mostram que há 300 vezes mais Césio-137 do que é considerado seguro.

Caça controlada

Caçadores têm recebido recompensas por entregar javalis para as autoridades locais, mas a taxa de crescimento populacional é grande e esta medida não é suficiente para frear a multiplicação. A cidade de Mihonmatsu, por exemplo, a 56 km de Fukushima, fez três grandes covas capazes de acomodar 1.800 javalis. O local, porém, já está sobrecarregado.

Ação humana versus radiação

Essa multiplicação de javalis e guaxinins é semelhante à que aconteceu em Chernobyl, com veados e também javalis. Jim Smith, um dos autores do estudo que fez essa constatação sobre a região da Ucrânia, alertou que isso não significa que a radiação ajuda na reprodução desses animais, mas sim que os efeitos da ação humana são muito mais prejudiciais para a vida selvagem do que a radiação. [IFLScience]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

38-especies-de-felinos

Pôr do sol

Austrália além da natureza: 10 animais que você não imagina encontrar por lá