Eles largaram seus trabalhos estáveis para investir em uma plataforma de educação inovadora



Aprender coisas novas é sempre uma experiência enriquecedora e costuma também ser muito prazerosa. Mas o processo de aprendizagem nem sempre é tão legal assim, muitas vezes restrito a salas de aula que parecem ter sido feitas especialmente para entediar os estudantes: todo mundo virado de frente para um único professor que está ali para “transmitir” seu conhecimento. A sorte é que as coisas não precisam ser assim!


Depois de algumas experiências de ensino frustrantes, três jovens decidiram que poderiam mudar esse cenário. Foi assim que os amigos Filipe Heilberg, Martim Konigsberger e Rodrigo Klepaczap largaram seus empregos estáveis para criar uma startup de educação à distância um pouco diferente do convencional.


Com essa proposta, a Saibalá nasceu, em janeiro de 2015, com foco nas diversas áreas da economia criativa e já conta com professores de peso, como os estilistas Glória Coelho e Ronaldo Fraga e o fotógrafo de moda Bob Wolfenson.


A gente percebeu que nossos trabalhos agregavam muito pouco para o mundo. No meio dessa indignação, começamos a pensar em como ganhar dinheiro ao mesmo tempo em que fazíamos algo relevante para a sociedade”, conta Martim, que antes de se dedicar à Saibalá trabalhava no mercado financeiro. “Meu trabalho só servia para deixar os ricos mais ricos”, lembra.


Equipe Saibalá


Graças a esse potencial transformador, hoje a Saibalá é gerida por uma equipe de 13 jovens, com idade média de 25 anos, que veem na sua frustração com o sistema educacional defasado um combustível para inovar o modelo de ensino. É por isso que a plataforma aposta em vídeo aulas dinâmicas (e baratas!), com um modelo de ensino contemporâneo para democratizar o conhecimento através da web. E a ideia não poderia dar mais certo: em apenas 1 ano, eles já conquistaram 10 mil alunos


As vídeo aulas também permitem que os estudantes tenham contato com alguns dos profissionais que são referência em suas áreas e acompanhem de perto o processo de criação destes. Assim, todos os professores convidados são escolhidos a dedo, com preferência para aqueles que tenham uma forte atuação no mercado e possam transmiti-la através das aulas, gravadas em seus ambientes de trabalho, mostrando melhor o dia-a-dia da profissão.


Equipe da Saibalá em gravação


A maior diferença oferecida pela Saibalá está no estilo das gravações, que não são apenas uma filmagem de uma aula convencional, mas narrativas bem pensadas, construídas como se fossem uma série ou um documentário, para envolver os alunos. Outro diferencial é que as aulas são oferecidas em episódios de 15 minutos, permitindo que cada pessoa aprenda no seu ritmo. Uma vez que o curso é adquirido, o estudante tem o conteúdo à sua disposição por um ano. 


Desde que a plataforma foi ao ar, já foram oferecidas diversas atividades na área da economia criativa, incluindo cursos de fotografia, moda, design e arte, sempre ministrados por professores que são referência em suas áreas de atuação.


Flavio Samelo_Fotografia de Skate


Além dos cursos, os estudantes participam de uma área de comunidade, onde é possível se envolver discussões ou postar o desenvolvimento de projetos sugeridos durante as aulas. É nessa área que os estudantes recebem feedback de outros alunos ou dos próprios professores do curso, tornando a experiência mais interativa e pessoal.


Sobre o futuro da Saibalá, Martim fala: “Nós pretendemos desenvolver um impacto ainda mais expressivo na vida destas pessoas. Mais do que oferecer os cursos, queremos municiar os profissionais liberais em todos os aspectos de sua atuação” – e já adianta que em breve virão mais novidades por aí!


Bob Wolfenson_Fotografia de Moda 


Fred Gelli_Biomimética 


Ronaldo Fraga_Coleção de Moda 


Ricardo Tatoo_Customização de Camisetas 


Luis Crispino_Fotografia em Estúdio 


Iatã Cannabrava_Ensaios Fotográficos 


Gian Franco Rocchiccioli_Design Estratégico

Para saber mais sobre a empresa, acesse o site da Saibalá ou acompanhe todas as novidades através do Facebook.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

38-especies-de-felinos

Pôr do sol

Austrália além da natureza: 10 animais que você não imagina encontrar por lá