Criatura “alienígena” de olhos verdes assusta pescadores

criatura-alienigena-de-olhos-verdes-assusta-pescadores-1

Recentemente, as fotos de um estranho peixe causaram furor na internet, após um pescador da Nova Escócia a divulgar. O jornal Daily Mail chegou a chamar o animal de “aterrorizante peixe alienígena com asas e olhos brilhantes”.

Puro exagero. Trata-se de uma espécie muito antiga, uma quimera, conhecida há um bom tempo. O nome deste peixe é Harriotta raleighana, mas ele também atende se você chamá-lo de quimera de nariz longo, quimera de nariz fino e por aí vai.


Este peixe com cerca de um metro de comprimento tem meia dúzia de dentes na boca, quatro em cima e dois em baixo, que usa para capturar animais que vivem junto ao fundo do mar. 


Surpreendentemente, é muito parecido com seus ancestrais de 350 a 375 milhões de anos atrás, o que indica que deve sofrer pouca pressão evolutiva, como competição, ou simplesmente não ser muito sujeito a alterações.

criatura-alienigena-de-olhos-verdes-assusta-pescadores-2

Também é um peixe cartilaginoso, como seus parentes distantes e, desde que os pescadores começaram a lançar suas redes mais para o fundo, tem se tornado mais comum nas pescarias comerciais.

 Só que a espécie normalmente chega morta na superfície por causa da diferença de pressão, tendo perdido o sistema digestivo durante a descompressão, e é jogada fora (como na foto acima).

Se você ficou curioso com o estranho focinho, parece que a quimera tem sensores de bioeletricidade, como o tubarão, e é capaz de sentir as batidas cardíacas de presas em potencial. Mas como vive no fundo do mar, pouco se sabe sobre este peixe de estranho aspecto, por exemplo, seus hábitos ou longevidade. [LiveScience]

Harriotta_raleighana._Golfo_de_México_2012

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

38-especies-de-felinos

Pôr do sol

Austrália além da natureza: 10 animais que você não imagina encontrar por lá