15 ideias para transformar sua casa com itens reaproveitados



Seja na crise econômica ou não, ninguém dispensa soluções que poupam o bolso. Na hora de dar aquela repaginada no seu lar, você já deve ter notado que os preços não costumam ser tão amigáveis quanto você gostaria. Então, colega, mãos à obra porque esta é a oportunidade perfeita para transformar sua casa com itens reaproveitados.


Essa moda de reuso é antiga, afinal, com uma mente criativa é possível fazer milagres. Mas atualmente ressurgiu uma onda de upcycling, termo utilizado para denominar o processo de transformação de produtos descartáveis ou lixo em algo útil e valioso. Para a nossa sorte, o número de ideias incríveis circulando pela internet (e pelo sagrado Pinterest) faz com que a gente queira – e muito! – praticar o tal do Do It Yourself, ou Faça Você Mesmo.

Vamos lá?

1. Copinhos podem virar uma luminária linda


Sobrou copinhos daquela festa maravilhosa que você deu? Sem problemas. Se for de papel, você pode transformá-los numa bela luminária ao fazer um furinho no fundo e colocar cada um dos copos numa luz do pisca-pisca. As cápsulas de café e as forminhas decorativas para docinhos podem ter a mesma função.


decor-reciclada
Foto via

2. Rolhas podem revestir uma parede


Feitas de cortiça, as rolhas são ótimas para decorar. Uma das ideias mais bacanas que encontrei é cortá-las pela metade e revestir a parede, provavelmente com cola mesmo. Outra função legal para elas é criar painéis para pregar fotos e recados com alfinetes, como este belo exemplo em formato de coração.


decor-reciclada-2
Foto via

decor-reciclada2
Foto via

3. Gavetas que mostram ao invés de esconder. Ou elas podem acolher seu pet


Um móvel da casa pode ter estragado ou ganhado outra função, mas o que fazer com as gavetas que sobram? Você pode pendurá-las nas paredes, oras! Existem muitas funções legais para elas, que também podem se transformar em mesinhas ou até mesmo numa caminha confortável para o seu animal de estimação.


decor-reciclada3
Foto via

decor-reciclada-5
Foto via

4. Cinto que segura a prateleira


Gente! Já imaginou o que um simples cinto pode fazer por você? Jamais imaginei colocá-los nas paredes, mas essa ideia é ótima e muito simples de fazer. O mesmo pode ser feito com cordas.


decor-reciclada4

Foto via

decor-reciclada-4

5. Pneu, não: mesinha de centro, por favor


Não adianta largar o pneu jogado no quintal que dá dengue! Pra evitar esse problema, nada melhor do que dar uma nova e bela função para aquele pneu velho e careca. Com poucos materiais você pode fazer com que ele vire uma mesinha linda pra sua casa. Já o pneu da bike virou moldura para espelho e ficou um charme só!




decor-reciclada-15

6. Mala antiga: charme para poucos


Como é difícil arranjar uma malinha retrô! E quando achamos, o preço vai lá em cima. Se você tem uma dessas maravilhas em casa, trate de fazer algo com ela pra ontem! A malinha pode se transformar em armarinho pro banheiro, em caminha para pets e até numa poltrona incrível e super original.


decor-reciclada5

Foto via

decor-reciclada-9

Foto via

decor-reciclada-55

7. O que uma boa escada de madeira não faz…


A escada serve de apoio pra gente fazer de tudo em casa, mas já imaginou colocá-la como personagem principal na decoração? As escadas de madeira ou de ferro podem servir de suporte para prateleiras, se transformando numa estante bem bacana. Outra dica legal é montar um closet ou arara para roupas incrível com ela.


decor-reciclada7

decor-reciclada-7

8. Aquela geladeira antiga e linda pode ser o que você quiser


Temos um dilema em relação a eletrodomésticos antigos: eles são lindos, mas nada econômicos, pois consomem muito mais energia do que os modelos atuais. Para ainda aproveitar destas belezinhas vintage, como é o caso da geladeira, basta dar uma reformadinha e utilizá-la como armário.


decor-reciclada8

9. A porta pode virar mesa


Taí uma coisa fácil de ser encontrada jogada no meio da calçada ou até mesmo no porão de casa: portas. As coitadinhas sequer têm chances de mostrar todo o seu potencial, que vai muito além de separar ambientes e te proteger em casa. As portas podem servir de base para espelhos, tampão de mesas e até mesmo cabeceiras.


decor-reciclada9

Foto via

decor-reciclada-8

Foto via

10. Da feira para casa


Ah, os caixotes de feira…quem diria que iriam brilhar tanto nas revistas de decoração e na casa de um monte de gente criativa. Eles são dinâmicos, custam baratinho (ou nada!) e podem ser customizados facilmente, seja revestido com tecido, contact, pintados, etc. Uma boa ideia é pendurar alguns na parede ou até mesmo montar uma estrutura bacana como estas para um home office perfeito.




decor-reciclada-10

Fotos via

11. A garrafa PET nunca foi tão bonita


Embora assumam mil e uma utilidades, vamos combinar uma coisa: garrafa PET não tem a beleza a seu favor. O material pode ganhar mil formas, mas o tanto de coisas feias feitas com ele são incontáveis! Mas calma, isso tem solução: olha só que vasinho mais lindo feito com PET! Nada que uma pintura caprichada não resolva, né?

decor-reciclada-11
Fotos via

12. Raquetes narcisistas


Se o esporte não é muito seu amigo, relaxa e não aposente aquelas raquetes que você comprou ou herdou. Ainda. Dê nova vida para elas, que são perfeitas como moldura para espelhos e dão um toque bem criativo para o seu lar.


decor-reciclada-12
Foto via

13. Shapes além do skate


Os skatistas de plantão não perdem a oportunidade de utilizarem o shape também na decoração e no mobiliário do lar. E não é que ele acaba tendo mil e utilidades mesmo? Pode virar luminária, prateleira, banco e até porta papel higiênico.


decor-reciclada13

Foto via

decor-reciclada-13

Foto via

decor-reciclada1313

Foto via

14. Ilumine o papelão!


As caixas de papelão estão sempre circulando pela casa, de um jeito ou de outro. Que tal dar uma vida nova a ela? Com poucos materiais você pode montar uma luminária geométrica bem bacana e moderninha para o seu lar.


decor-reciclada12

Fotos via

15. Se essa bike já não pedala mais


As bicicletas têm pintado no meio da sala, penduradas na parede do quarto ou em partes, divididas entre os objetos da casa. Além de servir como transporte, esporte e lazer, a magrela e seus acessórios podem transformar qualquer ambiente sem graça num espaço cheio de personalidade.




decor-reciclada16
Foto via

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

38-especies-de-felinos

Pôr do sol

Austrália além da natureza: 10 animais que você não imagina encontrar por lá