Empresa lança primeira transmissão ao vivo em 360º de uma cirurgia



A empresa Medical Realities, especializada em pesquisa médica, realizará hoje, dia 14 de abril, a primeira transmissão por streaming ao vivo em realidade virtual de uma cirurgia. Com total consentimento do paciente, a cirurgia transmitida será de remoção de um tumor de cólon, procedimento de baixo risco.

Através de dispositivos como o Google Cardboard, os usuários poderão acompanhar a cirurgia em 360 graus de visão, como no vídeo exemplo abaixo. Basta clicar, segurar e arrastar o cursor sobre o vídeo para mudar a direção da câmera e assistir ao procedimento do ponto de vista que quiser.

O cirurgião responsável, Shafi Ahmed, explica que o advento tem objetivos educativos, para que estudantes de medicina do mundo inteiro possam acompanhar a cirurgia em detalhes, podendo notar cada movimento de cada médico envolvido.

A transmissão, no entanto, não será totalmente ao vivo. Um atraso de 60 segundos foi planejado, a fim de que a transmissão possa ser interrompida em caso de emergência.



CIRURGIA360_1

A ideia é que esse evento seja o pioneiro de muitos outros por vir, a fim de que o conhecimento médico mais fino e sofisticado possa ser acessível para qualquer estudante em qualquer lugar do mundo.









CIRURGIA360_3
No site da empresa estão todas as instruções para quem quiser acompanhar a cirurgia.
Todas as fotos: Reprodução/YouTube

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

38-especies-de-felinos

Pôr do sol

Austrália além da natureza: 10 animais que você não imagina encontrar por lá