Usando técnicas de identificação de criminosos, cientistas afirmam ter descoberto a identidade de Banksy



Cientistas da universidade inglesa Queen Mary utilizaram um método investigativo da polícia, conhecido como geographic profiling, (algo como perfilamento geográfico) para um fim no mínimo curioso: descobrir quem afinal é Banksy, o mais famoso artista de rua do mundo, que mantém secreta sua identidade desde seu surgimento, em Bristol, na Inglaterra, no meio dos anos 1990.

BANKSY11

Partindo de 140 obras do artista espalhadas pelos muros de Londres e Bristol, os cientistas levantaram diversos pontos chave frequentados pelo mesmo suspeito, como bares, academias, quadras esportivas, utilizando sofisticados recursos matemáticos para aprimorar ainda mais a pesquisa, e enfim chegarem às suas conclusões. O método é o mesmo utilizado para identificar criminosos em série, possíveis focos durante uma epidemia e terroristas em potencial.

BETHLEHEM, WEST BANK - DECEMBER 05: A Palestinian labourer works under a large wall painting by elusive British graffiti artist Banksy December 5, 2007 on a building wall in the biblical city of Bethlehem in the West Bank. The Bristol-born artist has adorned Israel's West Bank separation barrier and Bethlehem walls with new images, including one of a dove wearing a flak jacket and a soldier being frisked by a young girl. His works, along with those of other international artists, are part of an exhibition called Santa's Ghetto. (Photo by David Silverman/Getty Images)

A identidade revelada pela pesquisa, no entanto, não traz novidades: segundo os cientistas, o nome por trás de Banksy seria mesmo Robin Cunningham, mencionado desde 2008, através de uma reportagem do jornal Mail on Sunday, como principal suspeito de estar por trás do trabalho de Banksy. Robin, de 42 anos, vem de família de classe média, tendo brevemente estudado artes e, segundo o estudo, de fato seus passos combinam perfeitamente com os passos de Banksy. Para os cientistas, Robin é o único real suspeito, e todas as pistas levantadas apontam para ele.


BANKSY13

Apesar da alegada eficiência do método, alguns complicadores se impõem sobre a pesquisa. Primeiramente, o fato de que muitas obras atribuídas a Banksy não foram de fato feitas por ele. Além disso, sua identidade secreta é parte de seu trabalho e discurso, e possivelmente o artista pode ter criado falsas pistas. Há quem diga que Banksy não é somente uma pessoa mas sim um coletivo de artistas que trabalham sob esse codinome.

BANKSY3

Misturando críticas políticas, sociais e culturais com humor ácido e satírico, Banksy fez fama através de grafites realizados com a técnica de estêncil. A manutenção do mistério ao redor de seu nome se dá não só para evitar a polícia, como é parte de um discurso crítico ao culto às celebridades e ao significado comercial das obras de arte e do sucesso artístico hoje. Veja abaixo outras obras do artista.













BANKSY1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

38-especies-de-felinos

Pôr do sol

Austrália além da natureza: 10 animais que você não imagina encontrar por lá