xx3

Expedição liderada por mulheres estuda contaminação dos oceanos (e humanos) por plástico



Dois assuntos que estão super em pauta no momento e que nós apoiamos muito: empoderamento feminino e conscientização ambiental. Os temas podem não parecer tão próximos, mas estão mais unidos do que nunca na Exxpedition (os dois “x” são propositais, uma referência à dupla de cromossomos sexuais femininos). Composta por 13 tripulantes de diferentes países, todas mulheres, essa expedição busca estudar a contaminação dos oceanos e do nosso corpo por plástico.

Para isso, elas já embarcaram em diversas expedições pelo mundo: a Ascension Exxpedition atravessou o atlântico saindo África e chegando em Recife; de lá, as pesquisadoras partiram para Georgetown, na Guiana, em dezembro, na Amazon Exxpedition; e em fevereiro deste ano, foi a vez de explorar o Caribe durante a Caribbean Exxpedition.

xx1

Durante as expedições, elas coletam dados e amostras sobre o nível de toxicidade do Oceano, sendo que o programa está dividido em dois projetos distintos: o Sea Search, que avalia a contaminação da água do Oceano; e o Me Search, em que as pesquisadoras irão coletar amostras de seu sangue para averiguar a presença de 30 tipos de substâncias tóxicas diferentes. O próximo destino das pesquisadoras será a Great Lakes Exxpedition, que irá explorar regiões dos Estados Unidos e Canadá, em agosto deste ano.

Todas as viagens são realizadas a bordo do barco Sea Dragon, que é rastreado por satélite para que os interessados possam acompanhar o seu trajeto através do site exxpedition.com. O objetivo é divulgar os resultados das pesquisas e informar sobre a origem das substâncias encontradas buscando um aumento na consciência ambiental da população, que poderá utilizar essas informações para fazer escolhas de consumo menos nocivas à nossa saúde e ao meio ambiente.

DCIM101GOPRO 

xx4 

xx3 

xx2
Todas as fotos: Divulgação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

38-especies-de-felinos

Pôr do sol

Austrália além da natureza: 10 animais que você não imagina encontrar por lá