5 fatos que quase ninguém sabe sobre a 1ª Guerra Mundial Quando você pensa na Primeira Guerra Mundial, provavelmente imagina tri...

💜
2017

/
0 Comments
 http://hypescience.com/wp-content/uploads/2016/03/primeira-guerra-.jpg

5 fatos que quase ninguém sabe sobre a 1ª Guerra Mundial



Quando você pensa na Primeira Guerra Mundial, provavelmente imagina trincheiras, máscaras de gás e capacetes com uma grande aba. Porém, alguns fatos importantíssimos – principalmente para o nosso entretenimento – acabaram recebendo pouco destaque nos livros de história. Esta guerra contou com alguns acontecimentos bastantes esquisitos. Confira:

5. Lanças eram usadas no mesmo campo de batalha que metralhadoras

primeira guerra2
 
Apesar de ser considerada a primeira guerra moderna, com uso de metralhadoras, soldados ainda usavam armas mais tradicionais como lanças e espadas.

O campo de batalha era uma mistura entre o novo e o velho. A Alemanha, por exemplo, que era já conhecida por ser high tech, tinha o seu exército das primeiras batalhas organizado da seguinte forma: um grupo de Uhlans ia na frente, montados à cavalo e armados com lanças de três metros de comprimento. Eles eram seguidos por unidades armadas com metralhadoras e artilharia.


Os ingleses foram os primeiros a introduzir veículos armados, em 1916. A palavra “tanque” era um código para que qualquer inimigo que interceptasse suas mensagens pensasse que se tratava de tanques de água. Mesmo assim, a Inglaterra ainda dependia muito de cavalos para mover a artilharia e suprimentos.
primeira guerra

Mais de 1 milhão de cavalos foram convocados para esta guerra, e 8 milhões deles morreram apenas no Front Ocidental.

4. Londres foi bombardeada por zepelins alemães

primeira guerra 2
Sabe a Blitz da Segunda Guerra Mundial, quando os alemães bombardearam Londres por quase um ano todo? Bom, aqui está a sua inspiração um tanto primitiva, que aconteceu com a ajuda de zepelins.
Naquele momento, os dirigíveis eram as únicas aeronaves que conseguiam sobrevoar o Canal da Mancha e chegar até Londres, então os alemães tiraram vantagem disso entre 1915 e 1917. Eles mataram 500 pessoas, mas conforme as armas dos ingleses tiveram o alcance melhorado, eles não mais conseguiam se manter em uma altitude segura. Por isso e pelo fato de que estavam cheios de gás super inflamável, os dirigíveis foram aposentados.

Foi então que aviões começaram a ser usados em bombardeios. Como essa tecnologia ainda era nova, eles eram bimotores simples com um buraco no chão, pelo qual as bombas erram jogadas ao chão – com as mãos.

3. A tropa francesa pegou 600 táxis para chegar ao campo de batalha

primeira guerra 3
 
Que exemplo de civilidade chegar à guerra de táxi. Quando os alemães invadiram a Bélgica e o norte da França em agosto de 1914, encontraram resistência de apenas uma pequena força inglesa. Eles logo alcançaram o rio Marne, que deságua no rio Sena, próximo a Paris. A vitória parecia iminente. Até que o general Joseph Gallieni pensou em um jeito criativo de reforçar o front francês.

Ele chamou táxis para levar soldados até o ponto da batalha. Toda a frota de Paris foi contratada para transportar a tropa até o rio Marne. Foram 600 carros fazendo viagens pelo período de 24 horas, sem descanso.

2. Avalanches causadas propositadamente nos Alpes

primeira guerra 4
 
Os envolvidos nessa guerra com certeza usaram e abusaram da criatividade. Além de morrerem por fome, doenças, frio e assassinados pelo exército inimigo, havia também a possibilidade de morrer em uma avalanche nos Alpes.

Quando a Itália entrou para a guerra em 1915, seus inimigos mais próximos estavam na Áustria-Hungria, no norte. O que havia entre eles? Os Alpes italianos, uma bela armadilha de gelo e neve.
Chamada de Guerra Branca, essa batalha teve bastante investimento. Vilarejos e linhas de telefone foram instalados no local apenas para este conflito. Cavernas foram escavadas no gelo por engenheiros austríacos nas Dolomitas. Na altitude em que estavam, os soldados sofriam com falta de oxigênio.

Em dezembro de 1916, mais de 10 mil soldados morreram em um único dia vítimas de avalanches. Por isso, há especulação sobre a origem desses deslizamentos de neve. Alguns afirmam que os exércitos provocavam as avalanches artificialmente.

1. As batalhas na Europa são mais famosas, mas este foi um conflito global

fatos desconhecidos primeira guerra 3
 
Os livros de história dão muito mais atenção às batalhas que aconteceram em solo europeu. Mas essa guerra não recebeu o nome de “mundial” à toa.O Japão enviou 23 mil tropas e seis navios da marinha para atacar a colônia alemã em Tsingtao, na China, e depois invadiu ilhas alemãs no Pacífico. A

África do Sul invadiu o Sudoeste Africano Alemão (hoje Namíbia). Ao mesmo tempo, aconteceu um conflito entre a Alemanha e a África Oriental Britânica (hoje o Quênia).Os ingleses tinham tropas no Oriente Médio, navios alemães afundaram barcos de suprimentos no Atlântico e no Mediterrâneo, e eles até tentaram convencer o México a invadir os Estados Unidos antes mesmo deste último ter sequer entrado na guerra.

Os franceses convocaram tropas das colônias na Indochina, Tunísia, Senegal e Sudão. Claro que a Inglaterra também conseguiu reunir tropas nas colônias, desde o Canadá até a Austrália e Nova Zelândia. [Cracked]


Nenhum comentário: