15 tatuadores brasileiros que definitivamente fazem arte na pele


Nos últimos tempos, a tatuagem passou por muitas mudanças e foi além das expectativas. Uma galera talentosa ressignificou a modalidade, alguns preconceitos foram vencidos e a qualidade subiu absurdamente.

A chamada tatuagem contemporânea não tem amarras, tem personalidade. Desenhos no estilo blackwork, aquarela, linework, free hand, sketch e pontilhismo são só algumas das maneiras que os artistas incorporam originalidade e dons realmente artísticos na hora de finalizar um trabalho, havendo uma grande preocupação de entregar algo novo, ousado e bem feito.

Um dos grandes nomes que surgiram nos últimos tempos e que fez um baita sucesso por aqui foi Victor Montaghini, que mistura várias técnicas em seu trabalho e fez o público pirar. Com essa galera, da nova e da velha guarda, fica fácil entender porque aquele golfinho tatuado no cóccix, aquele tribal que parece “tattoo de chiclete” e aquela estrelinha meio torta, ficaram para trás. E se você tem uma dessas, aqui vai um monte de inspiração pra mudar esse passado! Olha só:

A gaúcha denomina sua tattoo como “Tatuagem Transcedental”. Para Paola, as tatuagens devem sim ter um significado importante na vida da pessoa, pois trata-se de um ritual, cheio de energias, assim como ela também costuma levar a vida. Para isso ela usa uma técnica chamada Hand Poked, utilizando um cristal ao invés de máquinas para tatuar, que causa menos traumas a pele e pode ser feita em qualquer lugar e não em um estúdio fechado.

Paola Alfamor
Estrelando até mesmo um documentário que carrega o seu nome, quem não conhece o Jun, não conhece tatuagem. Um dos mais cobiçados do país, o tatuador paulistano ficou famoso nos anos 1990 e segue com ela até hoje. Os desenhos tribais autorais e free hand se baseiam em traços ancestrais polinésios, orientais e brasileiros. Atualmente tatua na Galeria do Rock, em SP.

Jun Matsui
Mais um gaúcho na lista. O tatuador vive em São Paulo e tem fila de espera para os interessados que desejam aplicar seus traços e desenhos totalmente autorais na pele. Inspirado em formas encontradas na natureza, cria artes geométricas e tribais usando os povos indígenas como referência, mas ainda consegue agregar outros estilos.

Tinico Rosa
Difícil descrever o trabalho do artista plástico Radharani, que consegue incluir várias técnicas numa tattoo só. Tatuando com máquinas de bobina há cerca de 10 anos, vive atualmente em Belo Horizonte, onde aplica seus desenhos com influências em padrões tribais, tailandeses e de povos indígenas da região amazônica, como o Kayapo. A foto do topo da matéria, a esquerda, também é dele.

Radharani
O mineiro João Paulo Rodrigues tem uma qualidade tão grande, que merece a sua atenção. Aplicando várias temáticas e técnicas em seus desenhos, da aquarela ao pontilhismo, formando verdadeiras obras de arte na pele. Os traços únicos do artista são delicados e ao mesmo tempo fortes, mas sem pesar a mão.


John-Dois
Misturando tatuagem, arte urbana, Art Déco e Art Nouveau, a tatuadora com mais de 15 anos de estrada desenvolve tattoos clássicas junto com seu parceiro, Arthur Camargo, no projeto Analogic. Utilizando técnica de tattoo e pintura, unem elementos para criar formas orgânicas dentro de um conceito próprio.

maria fernanda
Tribais, mandala, geometria sagrada e dotwork são parte do universo do tatuador e artista plástico Brian Gomes. Segundo ele, o intuito é resgatar para a pele as vibrações da alma de cada um, assim se cria um trabalho muito profundo e especial. Tatuando há mais de 10 anos, inclui em seus traços diversas referências, como o grafismo indígena brasileiro, a geometria sagrada, padronagens islâmicas e orientais.

Brian-Gomes
Designer, ilustrador e tatuador, Rodrigo tem afinidade com a pintura e as artes gráficas, o que acaba refletindo bastante nos seus traços. O artista multimídia busca tatuar algo exclusivo e personalizado em cada cliente, juntando técnicas como aquarela e pontilhismo. Assim cria um jogo de cores fortes em meio a linhas finas e delicadas, que agradam homens e mulheres.

rodrigo-tas
9. Taiom
De Brasília, o tatuador apela para a riqueza em detalhes e originalidade para criar trabalhos inspirados em pichações, simbologias e outras influências. Formado em artes plásticas, ele aplica uma técnica de sketches (rascunhos) na pele dos clientes, que resultam em formas e desenhos únicos, rabiscados com primor e muito talento.

Taiom
Tatuando em São Paulo, o mineiro aplica uma técnica que permeia entre pontilhismo e sombras, elaborando desenhos incríveis a partir de hachuras. Influenciado por arte sacra e gravuras dos séculos XIV, XV e XVI, faz criaturas ganharem vida e formas bem detalhadas na pele dos clientes. O resultado é um trabalho único que, mesmo sem cores, chama a atenção. A arte do topo da lista, a direita, é dele.

Romulo Pacheco
Dentro de uma garagem desativada em Juiz de Fora (MG) funciona a Covil Tattoo, que reúne quatro talentosos artistas: André Castanheira, Thiago Bartels, Frederico Rabelo e José Hansen. O estúdio/ateliê trabalha em cima de blackwork, dotwork, tradicional e engraving tattoo. Arquitetura, design, desenhos científicos, skate, blasfemidades, arte urbana e geometrias são suas influências.


Covil Tattoo
De Londrina, Bob consegue misturar o estilo old school com desenhos orientais, formas geométricas e mandalas, além de fazer uso do pontilhismo. Na cidade, tem um estúdio de tattoo junto com o amigo João, o Fortuna Tattoo.

bobforttuna
Desenhos extremamente delicados e minimalistas são o forte da tatuadora capixaba, que tem fila de espera em Vitória. Geometria e tipografia também se misturam em sua técnica, que faz um baita sucesso com o público feminino.

A tatuadora espalha suas artes no thINK artclub, em Porto Alegre. Com traços delicados, elabora desenhos variados, desde animais até caveiras, muitas vezes sem a aplicação de cores.

Ivy
Em Curitiba, Paese aplica linhas bold em suas tattoos old school, que têm uma pegada divertida e original. Desenhos clássicos da técnica, como caveiras, andorinhas, âncoras, navios e animais, são elaborados com bastante precisão.

Etam Paese
Todas as fotos: reprodução

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

38-especies-de-felinos

Pôr do sol

Austrália além da natureza: 10 animais que você não imagina encontrar por lá