A incrível casa na árvore urbana na Itália que protege o ambiente e os seus moradores



Casas na árvore têm aquele gostinho de infância que misturado ao contato com a natureza faz com que estar em uma delas seja uma experiência sem igual. Imagine então viver em uma casa na árvore gigante, pensada para oferecer o máximo de sustentabilidade e eficiência energética para seus hóspedes? Em Turim isso é possível.

Se trata do projeto 25 Verde, um edifício criado pelo arquiteto italiano Luciano Pia. A construção é recoberta por 150 árvores e outras 50 plantas que produzem cerca de 150 mil litros de oxigênio por hora enquanto absorvem o equivalente a 200 mil litros de dióxido de carbono. Trata-se de um espaço vivo, que se modifica de acordo com as estações do ano para proporcionar uma maior qualidade de vida aos seus moradores.

verd3

Isso acontece pois as árvores escolhidas foram justamente aquelas que perdem suas folhas no inverno, fazendo com que mais luz entre nas casas durante os meses mais frios. No verão, quando 
as folhas crescem novamente, as árvores ajudam a proteger as residência do sol e do calor. Dessa forma, é criado um microclima em torno do edifício, que diminui as diferenças de temperatura e torna o local agradável em qualquer época do ano.

Na área comum há ainda pequenas lagoas artificiais, que oferecem um lugar refrescante para que os moradores possam relaxar no verão. Mas há ainda outras medidas que foram tomadas para alcançar uma maior eficiência energética, como isolamento térmico e sistemas de aquecimento e arrefecimento que utilizam água subterrânea, além de coleta de água da chuva para irrigação das plantas. Se não bastasse tudo isso, a construção localizada na Via Chabrera 25, em Turim, na Itália, também é linda.

Vem ver:








verde11 
Fotos © Beppe Giardino

verde13
Todas as fotos: Divulgação / via

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

38-especies-de-felinos

Pôr do sol

Austrália além da natureza: 10 animais que você não imagina encontrar por lá