Médico brasileiro realiza cirurgia inovadora e freia Alzheimer em paciente

 

O Alzheimer ainda é uma doença sem cura. Mesmo assim, avanços na medicina já permitem que os pacientes que sofrem com o mal tenham mais qualidade de vida. É o caso dessa cirurgia inovadora, realizada por um médico brasileiro para frear o avanço da doença.

A cirurgia foi feita na Paraíba e baseada na “estimulação cerebral profunda“, que promete recuperar algumas funções da memória quando o problema ainda está em fase inicial. No Brasil, cerca de 1,2 milhões de pessoas sofrem com Alzheimer, mas um paciente de 77 anos (a família preferiu proteger sua identidade) acaba de ter a oportunidade de testar a técnica, em uma operação realizada no Hospital Napoleão Laureano.

alzheimer
Foto © Assuero Lima

O responsável por isso foi o neurocirurgião Rodrigo Marmo, que afirma que, após a cirurgia, “há um aumento do volume do hipocampo, que é a parte do cérebro que controla a memória”. Essa região é modificada com a intervenção e faz com que haja uma melhora significativa comprovada por exames realizados nos pacientes até um ano depois da operação.

Segundo o médico, o paciente já apresenta resultados iniciais animadores, embora o resultado real só seja percebido cerca de 30 dias após a realização do procedimento. Mesmo assim, 15 dias depois da operação, o paciente já começa a se lembrar de alguns trajetos que fazia e tem uma melhora significativa em seu vocabulário.


Foto via. Meramente ilustrativa, não representa o paciente em questão.

A notícia anima quem sofre ou convive com uma das doenças mais complicadas na terceira idade, mas é importante lembrar que essa não é a cura para o Alzheimer. É uma forma de frear o mal, dar mais qualidade de vida aos pacientes e, claro, acreditar no poder da medicina para tornar nosso futuro mais feliz.

[com informações via]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

38-especies-de-felinos

Pôr do sol

Austrália além da natureza: 10 animais que você não imagina encontrar por lá