Designer cria geladeira que não precisa de energia elétrica para funcionar



Num mundo que clama por atitudes mais sustentáveis, refrigerar os alimentos sem energia elétrica soa mais como uma sugestão contemporânea do que retrógrada, não? Saiba você que esta alternativa é possível.

O designer holandês Floris Schoonderbeek lançou em setembro deste ano, uma geladeira que usa energia natural para funcionar: através da temperatura da própria terra. Nomeada Groundfridge, sua criação foi feita para ser usada em subsolos ou mesmo acima do solo, desde que esteja totalmente coberta por terra. Assim, a geladeira mantém uma temperatura estável de 12ºC durante o ano todo.

geladeira3
A Groundfridge é resultado de uma pesquisa sobre antigos meios de conservação de alimentos. Chegou em boa hora. Segundo seu criador, a geladeira é um meio para cidadãos de um mundo novo que querem lidar com sua comida de forma autônoma e independente”. Sua capacidade de armazenamento é 20 vezes maior que um refrigerador convencional, suportando até 500 quilos de alimentos.

A criação de Floris foi indicada ao Dutch Design Awards, um dos prêmios de design mais importantes do mundo. Além de ajudar a cortar gastos com energia elétrica, a Groundfridge pode ser uma boa solução se alcançar lugares onde esta sequer existe.




geladeira1
Todas as imagens: Divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

38-especies-de-felinos

Pôr do sol

Austrália além da natureza: 10 animais que você não imagina encontrar por lá