11 dicas para você tirar mais partido da sua câmera e fazer cliques perfeitos
O baiano João Machado, que seguiu seus sonhos e seu instinto, dedicando-se à sua verdadeira paixão: a fotografia. Autodidata, investiu no que gosta e encontrou a vocação perfeita que hoje o torna um fotógrafo de sucesso.
Com a fotografia em alta, você também pode desenvolver seu lado artístico e revelar seu olhar para o mundo. As dicas dadas pela Nikon,
marca que acompanha o João desde o início, vão te ajudar a fazer
cliques incríveis e provar que sim, você também pode chegar mais longe
nessa arte.
Vem ver:
Vem ver:
1. Flare
Em algumas situações, a luz e os raios
do sol podem atrapalhar suas fotos, deixando manchas e alterando as
cores. Flare é o nome do efeito causado pela iluminação em contato
direto com a lente, podendo ser usado a seu favor, como fazem muitos
fotógrafos.
2. Longa-exposição
Aquelas fotos em movimento que você não
imagina como ficaram tão perfeitas são feitas com a técnica de longa
exposição. Numa câmera Nikon utilize os modos M ou S. Confira o passo a
passo:
– Priorize a baixa velocidade (ex: 1/10, 1/5, 1/2 e 1 seg para fotos diurnas) em sua câmera em modo “M” ou “S”
– O próximo passo é achar o equilíbrio entre ISO, abertura do diafragma e velocidade
– Para fotos noturnas, o ideal é usar velocidades como; 15, 20 ou 30 segundos em modo “M”, para obter o efeito ainda melhor
– Para melhorar a estabilidade, utilize um tripé.
– O próximo passo é achar o equilíbrio entre ISO, abertura do diafragma e velocidade
– Para fotos noturnas, o ideal é usar velocidades como; 15, 20 ou 30 segundos em modo “M”, para obter o efeito ainda melhor
– Para melhorar a estabilidade, utilize um tripé.
3. Cores vivas
As cores de uma foto costumam ter um
toque bem pessoal, sendo que algumas pessoas preferem deixá-las mais
vivas, outras em tons mais escuros ou preto e branco. Para obter a cor
ideal e de acordo com a sua criatividade, utilize o ajuste Picture
Control no menu da câmera, definindo melhor o contraste e saturação, por
exemplo. Qual destes é mais a sua cara?
Padrão: Proporciona um efeito mais equilibrado
Neutro: Processamento mínimo para um efeito mais natural
Vívido (Cores Vivas): As fotografias são melhoradas para obter um efeito vivo de impressão fotográfica
Monocromático: As cores são convertidas para Preto & Branco
Retrato: Retratos com cor de pele mais suave e natural
Paisagem: Utilize para fotografias mais vivas de paisagens e vistas de cidades.
4. Enquadramento
Não tem nada pior do que ter uma foto
toda torta ou com os elementos mal distribuídos. Dentro do enquadramento
existem algumas normas, como a “regra de terços”. Se a sua câmera não
tiver a grada de enquadramento no visor, basta imaginar 2 linhas verticais e 2 linhas horizontais
na cena a ser fotografada, formando um jogo da velha. Os pontos
precisos, que são os encontros entre as linhas, são chamados de “pontos
de ouro”. O grande truque está em direcionar os objetos da sua foto a um
destes pontos, criando um balanço visual interessante e nada óbvio.
5. Fotometria
Você já deve ter visto alguma cena de
ensaio em que posicionam um aparelhinho no rosto da modelo. É o
fotômetro, usado para medir a intensidade da luz refletida numa
superfície. Auxiliando no equilíbrio da imagem, que inclui abertura do
diafragma, velocidade do obturador e o ISO, a fotometria é capaz de
indicar se a luz é suficiente (0), insuficiente (-1, -2, -3), a foto
terá subexposição (escura), ou se a quantidade de luz é maior que a
necessária (+1, +2, +3) superexposição (foto clara). Você pode ainda
priorizar o efeito desejado como profundidade de campo (diafragma),
congelar ou borrar o assunto (obturador) ou luminosidade (ISO).
6. Auto-foco | AF-S
Outra coisa que pode estragar uma boa foto é a falta de foco.
Se usado da maneira certa, pode até dar um toque bacana na imagem. As
câmeras DSLR Nikon possuem ajustes corretos de precisão em vários modos.
Se optar pelo modo Auto-Foco fica fácil encontrar qual é o ideal na
cena desejada, seja ela de natureza, esportes, movimento ou cenários
estáticos. Quer impressionar na foto? Então siga o modo AF-S, indicado
para cenas estáticas. Mantenha o disparador pressionado até a metade no
ponto focado e em seguida libere o obturador (click). É importante que
você fique tão estático quanto a cena neste momento. Se a distância
entre a câmera e o objeto de foco for alterada na hora que ele já foi
captado, volte a focar na nova distância.
7. Composição
Uma foto fica bem mais legal se tem uma
composição bacana e atrativa. Sempre que olhamos através do visor da
câmera, estamos tomando decisões sobre como vamos enquadrar o assunto
que vamos clicar. Como falamos sobre inovação, está na hora de dar umas
dicas fáceis para que suas fotografias fiquem ainda melhores.
Para conferir quais são, acesse o link do Learn&Explore: http://bit.ly/1PndVXm. Nessa foto abaixo, de Diane Berkenfeld, foram utilizados:
Câmera: D4
Lente: AF-S NIKKOR 200-400mm f/4G ED VR II
Velocidade do obturador: 1/640s
Abertura: f/4
ISO: 200
Lente: AF-S NIKKOR 200-400mm f/4G ED VR II
Velocidade do obturador: 1/640s
Abertura: f/4
ISO: 200
8. Balanço de branco automático
Outro item que vai facilitar a sua vida é
o modo automático de balanço de branco, que corrige a coloração gerada
por toda fonte de luz. Você pode notar isso olhando que as fotos ficam
com tons mais quentes ou mais frios.
Para encontrar o equilíbrio, nas DSLR
Nikon, o Balanço de Branco Automático é combinado com o Sistema de
Reconhecimento de Cena na hora de analisar cada fonte de luz. Assim, se
divide em: fluorescente, com um matiz “verde”, ou mais frio que a luz do
dia; incandescente, que é mais amarelado, ou seja, mais quente do que a luz do dia,
fazendo com que os objetos brancos em uma cena pareçam brancos,
independentemente da temperatura de cor (quente ou frio) da fonte de
luz.
O balanço automático permite que as cores fiquem mais fiés as da cena, independente se a iluminação for mista.
9. Profundidade de campo
Para aprimorar mais ainda o foco, tome
nota sobre a profundidade de campo, relação entre aquilo que está e o
que não está em foco, definida por três fatores importantes:
– Quanto maior a distância focal (24mm, 50mm, 200mm, etc.), MENOR será a profundidade de campo
– Quanto mais próximos estiver do assunto focado, MENOR sua profundidade de campo;
– Quanto mais aberto o diafragma (ex: f/1.4, f/2.8) MENOR sua profundidade de campo
Se quiser obter uma área maior de foco, a abertura deve estar sempre entre as menores, como f/11, f/16, f/22. As lentes com distância focal menores também ajudam.
10. Auto foco | AF-C
Além do Auto-Foco AF-S, você também pode
aprender sobre o modo AF-C, para quando o objeto fotografado estiver em
movimento. É bem difícil capturar aves voando com precisão, por
exemplo, mas com essa dica, seus problemas acabaram. Seguindo a mesma
linha de manter o disparador pressionado até a metade, acompanhe o
assunto em movimento que o foco automático acaba o seguindo. Caso o
objeto saia da cena do visor, basta recompor a fotografia e o ponto de
foco até que se obtenha sucesso.
11. Botão AF-ON
Ainda dentro do foco você pode
configurar o botão AF-ON, chamado também de botão traseiro. Ele é
responsável por travar o foco configurado, o que é bem vantajoso e
prático na hora de clicar assuntos em movimento. Assim, não há reajuste a
todo momento, pois a câmera dispara sempre que o botão do obturador for
pressionado. Curtiu, né? Aprimore ainda mais esta dica no guia Learn&Explore: http://bit.ly/1ZmHEua.
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