“Todos podem ser Frida”: projeto se inspira na artista pra mostrar a beleza de ser diferente


Uma mulher forte, com uma trajetória artística e pessoal bastante intensa, Frida Kahlo deixou sua marca em todo o mundo com a sua arte e sua personalidade.Uma mente a frente do seu tempo, a vida da artista foi sofrida: do traumático acidente quando ainda jovem, ao casamento conturbado com Diego Rivera e o aborto. Frida costumava pintar a si mesma em seus quadros e, principalmente, as suas dores e mais terríveis temores

Poderosa artista e incrível mulher, Frida é a personagem principal do projeto da fotógrafa Camila Fontenele. Todos podem ser Frida começou a ser criado em 2012, quando Fontenele produziu ensaios com amigos homens vestidos com as roupas e as cores da artista.

O Amor de Frida
o amor de frida
A inversão de papéis e gênero foi propositadamente escolhida para mostrar que a imagem da Frida está presente nas várias nuances do ser humano”, explica a fotógrafa, que propõe com o projeto uma discussão sobre gênero e sexualidade, principalmente a bissexualidade (outra característica da adorada Frida – ela gostava de meninos e meninas).

O projeto começou com cinco séries fotográficas, cada uma representando uma característica de Frida: Frida por Inteiro, O Amor de Frida [foto acima], A Dor de Frida, O Aborto de Frida e As Cores de Frida. “A transgressão da figura masculina nos ensaios fotográficos é disseminada de maneira poética e feminina”, conta Fontele.
Vem ver as imagens:

Frida por Inteiro

frida por inteiro
As Cores de Frida
as cores de frida
A Dor de Frida
a dor de frida
O Aborto de Frida
o aborto de frida - vermelha
“A Frida de Vermelho significa o desespero que a artista sentiu ao ver seu filho morto, de sentir que além de uma vez e que por mais que tentasse poderia acontecer de novo.”
o aborto de frida - branca

“A Frida de Branco significa a paz, porque onde há dor também existe um momento em que a artista tem serenidade, uma vez que ela tenta ter um filho e ele morre e ela tenta por uma segunda vez existe uma áurea espiritual muito forte, principalmente diante de uma perca que já é prevista, no entanto ignorada pela vontade de ser mãe.”
o aborto de frida - preta

“A Frida de Preto significa a morte do filho ainda em estágio de desenvolvimento. No livro o Segredo de Frida o autor cita que Frida Kahlo morreu várias vezes, uma quando sofreu o acidente e outra quando conheceu Diego Rivera, uma vez que gostaria de dar um filho ao seu marido, mesmo sabendo de todos os problemas de saúde que tinha. A morte na vida de Frida tem outra face: a Coragem.

o aborto de frida - colorida

“A Frida Colorida significa a imagem inteira da artista. Mulher, forte, determinada, colorida e que nunca conseguiu ser mãe. Frida Kahlo, carregou esse fardo até o dia de sua morte.”

Mas o projeto não parou por aí. Com as intervenções fotográficas feitas em eventos e museus, a fotógrafa busca desdobrar as personalidades e identidades do seu público fotografado. Confira alguns destes cliques, que podem ser vistos, assim como os ensaios completos, na página oficial do projeto no Facebook.

7 

8 

9 

10 

11 

12 

13 

14 

1 

15 

16 

17 

18 

2 

4 

5 

6
Todas as fotos © Todos Podem Ser Frida

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

38-especies-de-felinos

Pôr do sol

Austrália além da natureza: 10 animais que você não imagina encontrar por lá