As mostras de trabalhos femininos ainda são escassas no mundo da arte. No museu Guggenheim, em Nova York, elas ocupam apenas 14% do...

💜
2017

PussyRiot está abrindo um museu só para mulheres no Leste Europeu

/
0 Comments
 

As mostras de trabalhos femininos ainda são escassas no mundo da arte. No museu Guggenheim, em Nova York, elas ocupam apenas 14% do calendário anual, enquanto no Tate Modern, em Londres, são apenas 25% e no Pompidou, em Paris, este número não passa de 16%. Porém, essa perspectiva pode estar prestes a mudar. É o que indica um depoimento da Pussy Riot Maria Alyokhina.

Conhecido por seu ativismo, Pussy Riot é uma banda de punk rock que também se identifica como um grupo de protesto feminista. O novo plano de suas integrantes é simples: criar um museu feito “por, para e sobre mulheres“. Segundo conta Maria Alyokhina, o espaço deverá se chamar New Balkan Women’s Museum e será localizado em Montenegro, no Leste Europeu.

pussy riot

Para que a ideia se torne realidade, o grupo está trabalhando em conjunto com a galerista Marat Guelman. A ideia inicial é de que todas as artistas, curadoras e administradoras do espaço sejam mulheres, mas homens também deverão poder visitar o local. A iniciativa ainda não tem data para lançamento, mas a expectativa é de que a existência de um museu só para mulheres influencie no calendário de outros museus, incentivando mais igualdade de gênero no mundo artístico.


Pussy-riot
Fotos: Игорь Мухин e Pussy Riots, divulgação


Nenhum comentário: