Os incríveis abrigos desenhados pela Ikea que estão mudando a vida de refugiados no Iraque

 


A crise em torno dos refugiados tem aumentado na Europa e muitas pessoas já buscam alternativas para melhorar a vida de quem está tentando reconstruí-la em um novo país. Na chegada, muitos dos imigrantes precisam viver em abrigos temporários em acampamentos de refugiados e ficam sujeitos à falta de privacidade, o que expõe mulheres e crianças a abusos sexuais.

Uma iniciativa da instituição Better Shelter, mantida pela IKEA Foundation, promete devolver a dignidade a estas pessoas ao oferecer um lar temporário mais confortável e seguro para as famílias de refugiados que vivem no Iraque. Os espaços foram desenvolvidos para durar por até três anos e permitem que as pessoas fiquem em pé dentro da estrutura, enquanto abrigos comuns são feitos para resistir por somente alguns meses e não têm espaço suficiente para que uma pessoa possa caminhar.
Para proporcionar mais comodidade a quem vive nos abrigos, eles foram equipados com painéis solares, telas mosquiteiras, luz e ventilação. Além disso, as portas podem ser trancadas pela família, o que confere mais segurança ao local.

BetterShelter2

Protótipos dos produtos já foram testados por 40 famílias de refugiados vivendo no Iraque e na Etiópia. “Os refugiados foram envolvidos no processo desde o começo. Nós recebemos feedback regular das famílias que vivem nas estruturas e nos certificamos de incorporar seus comentários ao nosso design“, conta Anders Rexare Thulin, diretor da Better Sherlter.
Vale a pena ver e prestigiar essa ação:






BetterShelter3
Todas as fotos © Better Shelter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

38-especies-de-felinos

Pôr do sol

Austrália além da natureza: 10 animais que você não imagina encontrar por lá