A cidade de Kamikatsu, no Japão, quer reduzir a zero a produção de lixo até 2020 . Desde 2001, sabendo que a ilha tem muito pouco es...

💜
2017

O vilarejo no Japão em que 80% dos resíduos produzidos são reciclados

/
0 Comments
 

A cidade de Kamikatsu, no Japão, quer reduzir a zero a produção de lixo até 2020. Desde 2001, sabendo que a ilha tem muito pouco espaço para aterros sanitários, a população decidiu diminuir a taxa de incineração de resíduos domésticos criando o programa Zero Waste Academy.
Kamikatsu é um pequeno vilarejo com cerca de 2 mil habitantes, que começou a separar resíduos em 34 tipos diferentes. Esse material é levado até postos de coleta, onde é encaminhado para reciclagem ou se transforma em artesanato nas mãos dos agentes de reciclagem. Todo esse ciclo – que se deve em grande parte ao empenho coletivo – resulta na taxa de 80% de reciclagem da cidade. 

Além disso, a cidade criou a loja “Kuru-kuru”, que tem uma dinâmica bem interessante de funcionamento. Quem passa por ali tem direito de levar qualquer item que escolher para casa, contanto que deixe algo no local em troca. O mais legal é que o programa realmente inspira. Três outras cidades no Japão – Minamata, Oki e Hayama – já anunciaram que estão seguindo o modelo de reciclagem de Kamikatsu.

Veja o vídeo (em inglês) e entenda essa dinâmica de trabalho:







lixo5crop

Todas as imagens: Reprodução YouTube/zerowasteacademy via: ecodesenvolvimento


Nenhum comentário: