Brasileiro cria sistema natural que transforma esgoto em água residual limpa

 

O engenheiro ambiental Jonas Rodrigo dos Santos desenvolveu um sistema natural para tratamento de esgotos em áreas rurais capaz de devolver aos mananciais água residual limpa.
Através deste tratamento, os riachos, córregos e alagados deixam de ser contaminados. O processo eficaz é bem simples, feito por uma filtragem e raízes de plantas como taiobas e bananeiras.

A técnica foi aplicada em Capanema, no Paraná. Lá, todos os dejetos animais de uma criação de 12 porcos, e esgotos domésticos, que eram antes despejados numa fossa, foram destinados a uma central de tratamento, onde os resíduos passam por cinco etapas de limpeza: fossa séptica, tanque de zona de raízes, filtro de pedras grossas, filtro de pedra britada, filtro de pedrisco e carvão ativado.

esgoto1

A água residual resultante deste tratamento possui alta qualidade, com apenas 170 miligramas por litro de material sólido. Os resultados positivos também se referem às quantidades de fósforo, amônia e coliformes termotolerantes.

O sucesso deste projeto fez com que o projeto de Jonas ganhasse um prêmio concedido pela Agência Nacional de Águas (ANA). Para saber mais sobre esse tipo de tratamento, leia a monografia de Jonas, apresentada na conclusão do seu curso de Engenharia Ambiental: “Tratamento de esgoto doméstico associado a dejetos suínos por meio de zona de raízes”.





esgoto5
Todas as imagens via Eco D

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

38-especies-de-felinos

Pôr do sol

Austrália além da natureza: 10 animais que você não imagina encontrar por lá