Brasileiro cria posters inspiradores com super-heróis negros combatendo problemas na África

 


O continente africano vem passando por graves problemas que apenas os africanos sentem na pele e sofrem. Isso porque, infelizmente, os olhos do resto do mundo são racistas e só vigiam os problemas caucasianos. Das caçadas ilegais de animais selvagens às crianças que perdem suas infâncias para grupos rebeldes que os tornam em “soldados”, a África tem uma série de questões a serem resolvidas.

E se todos esses problemas fossem combatidos por super-heróis das histórias em quadrinhos, todos negros, em batalhas e lutas negras? Em resposta, o publicitário brasileiro André Cox criou essa série de pôsteres, onde famosos heróis como Superman, X-Men e Mulher Maravilha são reinventados como africanos em lutas do país.

Para cada um dos pôsteres, André comenta brevemente sobre as causas representadas, como forma de conscientização. Confira as criações dele:

Mulher Maravilha
“Em 14 de abril de 2014, na cidade de Borno, Nigéria, a organização terrorista Boko Haram, armada pesadamente, rendeu os seguranças de uma escola interna, invadiu os aposentos, retirando as meninas das camas e as forçando a entrar em caminhões, sequestrando 276 jovens.”
Superman
“Crianças órfãs do Sudão chegam a percorrer milhares de quilômetros a pé pelo deserto buscando uma vida melhor. Alguns fugitivos e refugiados adultos estão voltando e encontrando seus filhos. Assim, muitos desses órfãos ficam na esperança de um dia ver surgir o rosro familiar do pai ou da mãe. Isso raramente tem acontecido.”
Wolverine
“Um ministro do Zimbábue disse que não vai processar o dentista Walter Palmer por matar o leão Cecil, em julho de 2015. Palmer, um caçador de Minnesota, foi centro de uma controvérsia mundial quando matou o raro leão de juba negra com um arco e flecha no entorno do Parque Nacional Hwange.”
Aquaman
“Em 3 de outubro de 2013, uma embarcação líbia com imigrantes ilegais naufragou, antes de se incendiar diante da praia de Conigli, provocando uma das maiores tragédias da história da ilha de Lampedusa, que costuma ser a porta de entrada para países europeus. A maioria dos passageiros era de nacionalidade eritreia, ganesa, somali, etíope e tunisiana.”
Batman
“Há uma estimativa de 250 mil crianças, algumas com apenas 7 anos de idade, utilizadas em conflitos armados de ambos os grupos rebeldes, estatais e não-estatais. O maior número de crianças-soldado está no Afeganistão, República Democrática do Congo, Mianmar, Sudão, Sudão do Sul, Somália e Iémen.”
Fênix
“A savana africana tem um clima particular devido às secas prolongadas. Ao cessar das chuvas, a vegetação rasteira seca com a mesma rapidez de seu crescimento, fornecendo palha de fácil combustão que favorecem a ocorrência de incêncios espontâneos ou por ação humana, as queimadas.”
Hulk
“O Boko Haram é um grupo terrorista surgido na Nigéria, denominado também como ‘grupo radical islâmico’, pois as suas ações correspondem ao fundamentalismo religioso de combate à influência ocidental e de implantação radical da lei islâmica. O nome Boko Haram significa ‘a educação não islâmica é pecado’, na língua Hausa, um idioma do norte nigeriano.”
Todas as imagens © André Cox

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

38-especies-de-felinos

Pôr do sol

Austrália além da natureza: 10 animais que você não imagina encontrar por lá