O que podemos aprender com a brasileira que não tem dinheiro para um chinelo, mas vai todas as noites para a escola

 

As pessoas são verdadeiros livros ambulantes, recheados de histórias surpreendentes. No caso da dona Maria, uma brasileira de 55 anos, essas histórias vêm na forma de imagens e as primeiras letras estão sendo escritas só agora. Ex-sem-terra, ela cultiva alimentos em um pedacinho de terra que conquistou com muito suor, não tem dinheiro para comprar chinelos, mas vai à escola todas as noites, onde tem a chance de ser alfabetizada.

Com uma simplicidade e alegria comoventes, dona Maria conta como prometeu ao pai que conseguiria um pedaço de terra para chamar de seu e como, trabalhando arduamente, conquistou-o. “Minha pobreza é essa daqui“, diz ela apontando para o chinelinho velho, que conserta usando pregos. Mas apesar de todas as dificuldades, inimagináveis para muitos de nós, ela sorri e fala sobre as aulas da professora Esmerina, em que aprende a reconhecer as letras e a escrever o próprio nome.


Seu emocionante relato faz parte do documentário Humans, um longa pra lá de inspirador que conta algumas das histórias de dezenas de homens e mulheres pelo mundo a fim de encontrar o denominador comum, aquilo que nos torna simplesmente humanos.





historia-maria8


historia-maria12


historia-maria15
Todas as imagens: Reprodução YouTube

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

38-especies-de-felinos

Pôr do sol

Austrália além da natureza: 10 animais que você não imagina encontrar por lá