Livro infantil brasileiro quebra tabu ao contar história de amor entre duas mulheres



O belo príncipe de olhos azuis salva a princesa de madeixas douradas de um monstro terrível, eles se apaixonam e decidem viver felizes para sempre. Há séculos, contos de fada trazem histórias parecidas, mas a tradição não precisa estancar no tempo: é possível adaptar o clássico à realidade.

Quem prova isso é a psicóloga brasileira Janaína Leslão, que adicionou ao enredo de um conto de fadas todos os elementos de diversidade que, mais do que nunca, têm se mostrado presente no mundo atual, dando origem a um livro que quer mudar a forma como crianças aprendem a ver o mundo.

Na história, a princesa Cíntia, de pele negra e longos cabelos escuros, é prometida ao príncipe Febo, do reino vizinho. Mas ao mandar fazer seu vestido de noiva, é pela costureira que a princesa cai de amores. O relacionamento entre as duas moças é apoiado pelo príncipe, que usa dreads bastante estilosos, e por sua irmã, que é deficiente física.

Adicionado à história várias pitadas de diversidade, Janaína quer quebrar tabus e ajudar famílias e escolas a mostrarem para as crianças que o amor e as pessoas vão muito além dos padrões criados e repetidos culturalmente. Não é preciso dizer que o livro, intitulado “A Princesa e a Costureira” tem gerado uma certa polêmica, mas vale lembrar que isso é um sinal positivo. Mudar é preciso, mas mudar nunca é fácil. O livro já está disponível em pré-venda.


livro-infantil-diversidade2
Todas as imagens © A Princesa e a Costureira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

38-especies-de-felinos

Pôr do sol

Austrália além da natureza: 10 animais que você não imagina encontrar por lá