Enormes círculos de pedra descobertos por via aérea no Oriente Médio foram fotografados com alta resolução para revelar sua idade e ...

💜
2017

Imagens aéreas revelam círculos de pedra gigantes e misteriosos no Oriente Médio

/
0 Comments



Enormes círculos de pedra descobertos por via aérea no Oriente Médio foram fotografados com alta resolução para revelar sua idade e outros detalhes intrigantes.

Há décadas, arqueólogos na Jordânia tentam entender o que são esses círculos, chamados de “Big Circles” (Grandes Círculos). Onze deles, construídos com muros de pedra, foram descobertos na região em 1920 por aviões, e até hoje os cientistas não têm certeza da sua finalidade.

Desde então, pouca investigação havia sido feita sobre as estruturas. Agora, as novas imagens aéreas sugerem que os círculos foram criados pelo menos dois mil anos atrás, possivelmente datando de tempos pré-históricos.

Os círculos

Esse é o círculo apelidado de J2 visto a partir do ar. Tem cerca de 390 metros de diâmetro:
J2
J2
Abaixo, você confere a imagem do mesmo círculo visto a partir do solo. Originalmente, as paredes de pedra dos grandes círculos não tinham mais do que alguns metros de altura. Curiosamente, eles não parecem ter nenhuma abertura, de forma que os arqueólogos creem que as pessoas precisavam pular por cima dos muros baixos para entrar nos círculos.
J2
J2
Outro grande círculo, chamado de J3, se estende a cerca de 400 metros de diâmetro. Campos modernos e uma estrada moderna no Oriente Médio cortam esse círculo expansivo:
J3
J3
Um poço expondo várias camadas da parede de pedra do círculo J3 pode ser visto na imagem abaixo. Os pesquisadores acreditam que uma dúzia de pessoas, trabalhando duro, poderia construir um círculo desses em aproximadamente uma semana, embora a criação de uma forma tão precisa fosse algo bastante complicado.
J3
J3
O grande círculo chamado J1 tem cerca de 390 metros de diâmetro. Demolição moderna criou uma área aberta no interior do círculo. Embora danificado, a precisão da sua forma é ainda visível.
J1
J1
J1
J1
O grande círculo chamado J4 tem cerca de 420 metros de diâmetro. Uma antiga trilha o atravessa. Ao sul do círculo, essa estrada tem três marcos miliários romanos.
J4
J4
Durante o Império Romano, marcos eram erguidos a intervalos regulares, dando aos viajantes uma ideia de quão longe eles já tinham chegado. Marcos também levavam o nome do atual imperador romano, para que as pessoas soubessem que Roma controlava o território.
Abaixo, uma imagem aérea do círculo J6, com cerca de 400 metros de diâmetro.
J6
J6
O grande círculo chamado J10 tem uma forma irregular. Além disso, uma estrada romana o corta.
J10
J10
O círculo abaixo foi localizado perto de Homs, na Síria. Agora praticamente destruído, ele ainda pode ser visto no arquivo de imagens do Google Earth. Examinado no chão antes de ser extinguido, os pesquisadores descobriram que ele tinha vista para uma bacia rica em culturas e assentamentos.
Círculo da Síria
Círculo da Síria

No geral, esses grandes círculos são parte de uma paisagem rica em estruturas de pedra, como as chamadas Rodas (estruturas com raios irradiando para fora) e Papagaios (estruturas de pedra usadas para canalizar e matar animais).

A fim de descobrir para que esses misteriosos círculos eram usados, os arqueólogos ainda precisarão fazer muito trabalho de campo. [LiveScience]


Nenhum comentário: