Fotógrafo viaja o mundo retratando a coragem de mulheres que vivem em sociedades machistas

Ao longo de sua carreira, Mark Tuschman fotografou mulheres, quase sempre ao lado de seus filhos, documentando alguns aspectos mais sombrios de suas vidas, mas sempre através de raios de luz, de uma ideia de esperança e de mudança de consciência.

Ao longo da última década, o fotógrafo tem viajado em projetos para ajudar ONG’s, como aGlobal Fund for Women, com o objetivo de retratar “a falta de autonomia de que milhões de mulheres sofrem sobre suas vidas e corpos, em países em desenvolvimento”.

Em várias partes do mundo que ele tem visitado, mulheres e meninas estão sendo espancadas, negadas ao acesso a cuidados de educação e saúde, sujeitas a violência sexual, forçadas a casar quando crianças e à maternidade quando adolescentes, além de expostas ao risco de AIDS.

Surgiu então uma forma de ajudar essas mulheres – Tuschman resolveu fazer um livro contando suas histórias, como forma de aumentar a consciência das pessoas sobre o que está acontecendo. O título é “Faces of Courage: Intimate Portraits of Women on the Edge” (em tradução livre: “Rostos de Coragem: Retratos Íntimos de Mulheres no Limite”).

“Eu quero que o mundo veja seus rostos, sinta suas dores, e entenda tanto sua impotência quanto sua dignidade inabalável”. Ao mesmo tempo, o livro documenta muitos avanços que vêm acontecendo na educação e empoderamento de mulheres e crianças. Doutoras, enfermeiras, professoras e funcionárias de ONG’s são algumas das heroínas silenciosas que estão trabalhando incansavelmente para melhorar a vida de milhares de mulheres ao redor do mundo. Conheça algumas dessas histórias:

Na parte rural de Rajasthan, Kala, de 13 anos, é casada desde os três meses de idade.
mulher-garota-corajosa-2
O marido de Elis tentou matá-la duas vezes, uma vez empurrando a jovem fora de uma moto e outra vez por tentativa de envenenamento. Ele não estava satisfeito com seu dote, uma motocicleta: queria um carro novo.
mulher-garota-corajosa-3
Na foto da direita, uma jovem que vive em uma área rural da Índia, que não foi autorizada a frequentar a escola. Em vez disso, ela teve que cuidar de sua irmã mais nova e também das cabras da família. Na foto da esquerda, na mesma área rural, uma mãe que apoia a filha na decisão de frequentar a escola.
1b32137f00801bc4da288c7b1d4fb762_large copy
WomensTrust em Pokuase, Gana, tem um programa de bolsas que financia mais de 100 das melhores e mais brilhantes jovens garotas. É um exemplo de mudança positiva.
mulher-garota-corajosa-5
A organização Educate Girls trabalha para manter as meninas na escola e impedir o casamento infantil. Tuschman conheceu Payal, que tinha 13 anos de idade e estava no sexto ano, através da organização.
mulher-garota-corajosa-6
Sunita, outra aluna motivada do programa, tinha sete anos e estava no segundo grau quando Tuschman a fotografou.
mulher-garota-corajosa-7
Em Pokuase, Gana, Sarah Ankrah recebeu seu primeiro empréstimo do WomensTrust de 50 dólares para apoiar o seu negócio de padeira. Quando Tuschman a conheceu, ela estava vendendo perto de 8 mil pães por semana, faturando quase US $3 mil. A receita tem ajudado a garantir que seus filhos permaneçam na escola.
mulher-garota-corajosa-8
Em Dhaka, Bangladesh, esta mulher recebeu um implante para controle de natalidade. Na foto, ela conversa com sua médica.
c09f2693f945e9e309b5f2baa447725f_large
O livro já conseguiu bater a meta de arrecadação no Kickstarter, e em breve será lançado. O fotógrafo espera por um mundo em que “cada gravidez seja desejada, cada parto seguro, e todo potencial de pessoas jovens seja realizado”.
mulher-garota-corajosa-9
mulher-garota-corajosa-1
Todas as fotos © Mark Tuschman

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

38-especies-de-felinos

Pôr do sol

Austrália além da natureza: 10 animais que você não imagina encontrar por lá