O Wodaabe ou Bororo são um pequeno subgrupo da Fulani grupo étnico. Eles são tradicionalmente nômades gado-pastores e...

💜
2017

TRIBO WODAABE

/
0 Comments





O Wodaabe ou Bororo são um pequeno subgrupo da Fulani grupo étnico. Eles são tradicionalmente nômades gado-pastores e comerciantes no Sahel, com as migrações que se estende do sul do Níger, através do norte da Nigéria, nordeste do Camarões, sudoeste do Chade, ea região ocidental do Central Africano República. O número de Wodaabe foi estimado em 2001 para ser 100.000.  Eles são conhecidos por sua beleza (homens e mulheres), vestuário elaborado e cerimónias culturais ricas.
O Wodaabe falar a língua Fula e não use uma linguagem escrita.  Na língua Fula, woɗa significa “tabu”, e Woɗaaɓe significa “povo do tabu”. “Wodaabe” é um anglicização de Woɗaaɓe.  Isso às vezes é traduzido como “aqueles que respeitam tabus”, uma referência ao isolamento Wodaabe de cultura Fulbe mais ampla, e sua alegação de que eles mantêm tradições “mais velhos” do que seus vizinhos Fulbe. Em contraste, outro Fulbe, bem como outros grupos étnicos, por vezes, referem-se ao Wodaabe como “Bororo”, um nome às vezes pejorativo,  traduzida em Inglês como “gado Fulani”, e que significa “os que habitam em acampamentos de gado”.  Por volta do século 17, os fulas toda a África Ocidental estavam entre os primeiros grupos étnicos a abraçar o Islã, eram muitas vezes líderes dessas forças que se espalhou o Islã, e tem sido tradicionalmente orgulhoso da vida urbana, letrado, e piedoso com o qual este tem sido relacionado. Ambos Wodaabe e outros Fulbe ver no Wodaabe os ecos de uma maneira pastoralist anterior da vida, da qual o Wodaabe são orgulhosos e de que Fulbe urbana são, por vezes crítica.