Tribo Nyangatom Vale do Omo


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Termino hoje o ESPECIAL TRIBOS AFRICANA COM O POVO: Nyangatom Vale do Omo

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O Nyangatom também conhecido como Donyiro e pejorativamente como Bume são nilóticos agro-pastoril que habitam a fronteira do sudoeste da Etiópia e sudeste do Sudão do Sul e no Triângulo Ilemi com populações que residem em ambos os países.

Visão geral

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O Nyangatom são membros do cluster Ateker ou Karamojong que também contém o Turkana, Toposa, Karamojong, e Jie que falam línguas estreitamente relacionadas. Eles número aproximadamente 30.000  com as populações, tanto o Sudão do Sul e Etiópia. Muitos Nyangatom são nômades, residente em aldeias de gado móveis que podem migrar várias vezes por ano. Um número substancial de Nyangatom também residem em aldeias semi-permanentes. É comum que os indivíduos para se mover entre campos de gado móveis e aldeias semi-permanentes.
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O Nyangatom tem conflito intermitente, com muitos de seus vizinhos, especialmente o Turkana, Dassanetch, e Suri.  O governo queniano fornece algum apoio militar para o Turkana nesses conflitos.  Apesar do risco de conflito entre grupos, muitos Nyangatom tem amigos de obrigações com membros de outros grupos e que existem relações comerciais entre a Nyangatom e muitos de seus vizinhos.
Junto com outros grupos do Vale do Omo Lower, os desafios da cara Nyangatom ao seu futuro subsistência e tradições culturais devido a projectos agrícolas de grande escala que ocorrem no seu território.
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O Nyangatom viver na margem oeste do rio Omo inferior. Seu território estende por todo o caminho para o Quênia e as fronteiras do Sudão e também para si Sudão. Como a maioria das tribos da região que são – como eles dizem – cercado apenas por inimigos: para o sul são o Turkana agressivo, ao norte da Surma, e para o leste através do rio a Dassanech.
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O Nyangatom foram a primeira tribo no Vale do Omo usar armas automáticas (AK-47) que eles obtidos a partir de Sudão do outro lado da fronteira. Eles usam as metralhadoras para proteger suas preciosas gado contra os ladrões de tribos vizinhas e também para lutar contra as guerras tribais. Rebanhos de vacas são sua propriedade mais valiosa. Outras tribos não gostam do Nyangatom (principalmente porque eles temê-los) e chamá-los de forma pejorativa a Bume, que se traduz como “fedorento”. Eles mesmos nos disseram que Nyangatom significa “uma arma amarelo”, ou também “comedores de elefante”, faça a sua escolha … eles são realmente ferozes guerreiros que é supostamente demonstrado por seu costume de cicatriz seu peito; uma cicatriz por cada inimigo morto.
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Colares pesados ​​e saias longas de peles de cabra, que são ricamente decoradas, são característicos para as mulheres. Colares eram tradicionalmente feita a partir de sementes secas, mas estes dias eles têm sido largamente substituídas com contas de vidro colorido que vêm do Quênia. As mulheres também se enfeitam com escarificação ornamental em seus rostos, peitos e barrigas. Tradicionalmente, até recentemente, os homens estavam completamente nus – assim como o mais conhecido Surma e Mursi. Mas ultimamente eles adotaram um grande pedaço de pano, que eles costumam usar amarrado através do ombro ou envolvida em torno de seus quadris, ou até mesmo shorts e camisas. Também famoso são as únicas poços profundos, que as pessoas Nyangatom deve cavar em leitos secos de rios durante a estação seca nas aldeias longe do rio Omo.
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O Vale do Omo Baixa é um dos lugares mais exclusivos do mundo. Muitos diversas tribos vivem aqui lado a lado nesta área relativamente pequena; cada um tem seus próprios costumes e muitas vezes falam línguas muito diferentes. O que eles têm em comum é que eles não querem a ser invadido ou alterado pelo nosso mundo moderno. Eles sempre foram totalmente auto-suficiente. No, o clima quente e seco eles desenvolveram um sistema de agricultura em função das inundações anuais, o que deixa uma estreita faixa de solo fértil ao longo do rio Omo. O seu modo de vida tradicional está agora seriamente ameaçado pela construção de uma barragem gigante e de uma usina de energia hidrelétrica associada (Gibe III) no rio Omo superior. As mudanças ambientais quando estiver concluída vai levar para as tribos Omo perdendo seus meios de subsistência e tornando-se dependente da ajuda internacional, com a perda de sua identidade cultural inevitável.
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Text: Wikipedia, African Tribes (edited)
Photos: Flickr, Google

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